Grupo de Pesquisadores em Processamento de Lingua Natural - Brasil

Pesquisador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi

  • Currículo Lattes
  • Endereço profissional:
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Comunicação e Filosofia, Departamento de Lingüística. R. Monte Alegre, 984 Perdizes 05014001 - Sao Paulo, SP - Brasil
    Telefone: () 36708217
    URL da Homepage: http://

Artigos completos publicados em periódicos (3)

1.   JACOBI, C. C. B. . Elaboração de Atividades Didáticas. Um Estudo de Caso: decir x hablar. The Especialist, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 109-132, 2005.
2.   JACOBI, C. C. B. . Os tempos verbais no sintagma ir a + infinitivo: o que os livros didáticos não falam. . Intercâmbio (PUCSP), São Paulo, v. xi, p. 35-42, 2002.
3.   JACOBI, C. C. B. . Computadores, Corpora y la Enseñanza de Español en Cursos de Letras. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, Embajada de España en Brasil, v. 12, p. 29-44, 2002.

Capítulos de livros publicados (4)

1.   JACOBI, C. C. B. . Lingüística de corpus: una experiencia pedagógica con alumnos de un curso de letras-español . In: Adrian Fanjul; Mario González; A. Olmos. (Org.). Hispanismo 2002. São Paulo: Humanitas, 2004, v. 1, p. 120-125.
2.   JACOBI, C. C. B. ; MELONE, E. . Planet@ E/LE 3 Versión Mercosul. In: Matilde Cerrolaza; Oscar Cerrolaza; Begoña Llovet. (Org.). Planet@ E/LE 3. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2000, v. 3, p. 149-165.
3.   JACOBI, C. C. B. ; MELONE, E. . Planet@ E/LE 2 Versión Mercosul. In: Matilde Cerrolaza; Oscar Cerrolaza; Begoña Llovet. (Org.). Planet@ E/LE 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1999, v. 2, p. 158-174.
4.   JACOBI, C. C. B. ; MELONE, E. . Planet@ E/LE 1 Versión Mercosul. In: Matilde Cerrolaza; Oscar Cerrolaza; Begoña Llovet. (Org.). Planet@ E/LE 1. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1998, v. 1, p. 135-149.

Resumos publicados em anais de congressos (7)

1.   JACOBI, C. C. B. . Análise preliminar de textos acadêmicos em espanhol produzidos por falantes nativos de português. In: 14 InPLA, 2004, São Paulo, 2004.
2.   JACOBI, C. C. B. . Corpora computarizados de aprendizes: O que é? Para que serve?. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: Programa e Resumos, 2004. v. 1. p. 118-118.
3.   JACOBI, C. C. B. . A lingüística de corpus e o ensino de espanhol a brasileiros: algumas atividades didáticas . In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada Programa & Resumos, 2001. v. 10. p. 136-136.
4.   JACOBI, C. C. B. . Introducing concordances to teach Spanish to Brazilian students. In: TALC 2000 Teaching and Language Corpora, 2000, Graz. TALC 2000 Teaching and Language Corpora, 2000. p. 35-35.
5.   JACOBI, C. C. B. . Uso de concordâncias no ensino de espanhol. . In: 10 Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. PUCSP, 2000, São Paulo, 2000.
6.   JACOBI, C. C. B. . El uso de concordancias en la enseñanza de español a brasileños. . In: Congreso Internacional La Gramática: Modelos, Enseñanza, Historia. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires, Argentina., 1999, Buenos Aires. Resumenes del Congreso Internacional La Gramática: modelos, enseñanza, historia, 1999.
7.   JACOBI, C. C. B. . Preparação de material didático para o ensino de espanhol com base em um corpus lingüístico. In: 9 Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. PUCSP, 1999, São Paulo, 1999.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (5)

1.   Renata Aparecida de Freitas. Análisis comparativo de libros didácticos. 2005. 38 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em O Ensino de Espanhol para Braisleiros) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
2.   Edmara dos Santos Drigo. LA EVASIóN EN LOS CURSOS DE ESPAÑOL EN LOS CELEMs EN EL ESTADO DE PARANá. 2005. 40 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em O Ensino de Espanhol para Braisleiros) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
3.   Mariza Rodrigues Maciero. La comprensión lectora de los estudiantes de español como lengua extranjera. 2004. 50 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em O Ensino de Espanhol para Braisleiros) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
4.   Silvia Regina Delong. Reconocimiento de las estrategias cognitivas en las clases de español instrumental. 2002. 21 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenadoria Geral de Extensão Aperfeiçoamento e) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
5.   Eduardo Vessoni Lopes. RODS SIN RODEOos: LA (RE)CONSTRUCCIóN DE LA GRAMáTICA . 2002. 46 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenadoria Geral de Extensão Aperfeiçoamento e) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.

Iniciação científica (3)

1.   Andrea Nora Pizuttielo. Proposta de atividade de espanhol on-line a partir da perspectiva de gêneros discursivos.. 2005. 28 f. Iniciação_científica. (Graduando em Letras Espanhol) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
2.   Rosana Valinhas. Construção e Análise de um Corpus de Aprendizes de Espanhol . 2004. 26 f. Iniciação_científica. (Graduando em Letras Espanhol) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.
3.   Rosana Portela. Construção e análise de um corpus de espanhol. 2004. 26 f. Iniciação_científica. (Graduando em Letras Espanhol) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientador: Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi.

(*) Relatório criado com produções desde 1970 até HOJE
Data de processamento: Terça, 01/09/2009 10:59:27


Este arquivo foi gerado automaticamente por scriptLattes V6.12 (desenvolvido no CCSL-IME/USP por J.P. Mena-Chalco e R.M. Cesar-Jr). Os resultados estão sujeitos a falhas devido ao processamento automático dos currículos Lattes. Os erros normalmente devem-se a inconsistências no preenchimento dos currículos. Caso note alguma falha, por favor, contacte o responsável por esta página: taspardo@icmc.usp.br