Grupo de Pesquisadores em Processamento de Lingua Natural - Brasil

Pesquisador: Heliana Ribeiro de Mello

  • Currículo Lattes
  • Endereço profissional:
    Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Av Antonio Carlos, 6627 Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
    Telefone: (31) 34096065
    Fax: (31) 34095124
    URL da Homepage: www.letras.ufmg.br

Artigos completos publicados em periódicos (8)

1.   MELLO, H. R. ; JORGE, M. L. S. ; DUTRA, Deise Prina . Action Research as a Tool for Autonomy. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 24, p. 513-528, 2008.
2.   SARAIVA, Maria Elizabeth Fonseca ; MELLO, H. R. . Deslocamento metonímico no alçamento argumental no português brasileiro. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 4, p. 59-72, 2008.
3.   SOUZA, R. A. ; MELLO, H. R. . Realização argumental na língua de aprendizes de línguas estrangeiras: possibilidades de exploração da interface entre semântica e sintaxe. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 5, p. 14, 2007.
4.   RASO, T. ; MELLO, H. R. ; JESUS, A. C. U. DE ; DEUS, L. C. A. DE . A primeira aplicação da Teoria da Língua em Ato ao PB. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 9-28, 2007.
5.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . A construção conceptual do processo de interação na sala de aula de língua estrangeira. The Especialist, São Paulo, v. 25, p. 59-80, 2004.
6.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . The teaching of English aspectual categories to Brazilian Portuguese speakers: a Cognitive Grammar-based approach. Applied And Interdisciplinary Papers, Essen, p. 1-8, 2000.
7.   MELLO, H. R. . A Comparative Morphosyntactic Study Of The Restructured Portuguese Of Africa And Brazil. CUNY FORUM, NEW YORK, v. 18, p. 117-134, 1994.
8.   MELLO, H. R. ; HOLM, J. ; et al. . Relative Clauses In Atlantic And Non-Atlantic Creoles. Papia, Brasilia, DF, v. 3, n. 2, p. 70-87, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições (9)

1.   MELLO, H. R. (Org.) . Revista de Estudos da Linguagem 16:1 (Número dedicado a artigos selecionados da IV Conferência Lingüística e Cognição). 16. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008. v. 1.
2.   SILVA, Thaïs Cristófaro Alves da (Org.) ; MELLO, H. R. (Org.) . Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2007. v. 1. 863 p.
3.   SILVA, T. C. (Org.) ; MELLO, H. R. (Org.) . Conferências do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 1. ed. Belo Horizonte: , 2007. v. 1. 228 p.
4.   MELLO, H. R. (Org.) . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada - Volume Temático: linguagem e cognição. 2. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras-UFMG, 2005. v. 1. 333 p.
5.   DUTRA, Deise Prina (Org.) ; MELLO, H. R. (Org.) . A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. 1. ed. Belo Horizonte: O lutador, 2004. v. 1. 168 p.
6.   MELLO, H. R. (Org.) . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. 4. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras-UFMG, 2004. v. 1.
7.   MELLO, H. R. (Org.) . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. 3. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras-UFMG, 2003.
8.   MELLO, H. R. . The genesis and development of Brazilian vernacular Portuguese. Estocolmo: The Creolist Archives (Universitet Stockholms), 1999.
9.   MELLO, H. R. . The Genesis and Developmento of Brazilian Vernaclar Portuguese. Ann Arbor: University Microfilm International, 1997. v. 1. 315 p.

Capítulos de livros publicados (16)

1.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . Self-observation and reconceptualization through narratives and reflective practice. In: Paula Kalaja; Vera Menezes; Ana Maria F. Barcelos. (Org.). Narratives of learning and teaching. 1 ed. Londres: Palgrave Macmillan, 2008, v. 1, p. 36-50.
2.   MELLO, H. R. . Modelos de formação da língua nacional sob a perspectiva do contato de populações. In: LIMA, Ivana Stolze; CARMO, Laura do. (Org.). História social da língua nacional. 1 ed. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008, v. , p. 295-314.
3.   BAPTISTA, M. ; MELLO, H. R. ; SUZUKI, M. . Cape Verdean, or Kabuverdianu, and Guinea-Bissau, or Kriol (Creole Portuguese). In: John A. Holm; Peter L. Patrick. (Org.). Comparative Creole Syntax: Parallel outlines of 18 Creole grammars. 1 ed. London: Battlebridge Press, 2007, v. , p. 53-82.
4.   JESUS, A. C. U. DE ; MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . Promoting innovative practices through reflective collaboration. In: Hedy M. McGarrel. (Org.). Language teacher research in the Americas. 1 ed. Alexandria: TESOL, 2007, v. 1, p. 95-112.
5.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . Os caminhos do ensino de gramática em línguas estrangeiras. In: Deise P. Dutra; Heliana Mello. (Org.). A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: O Lutador, 2004, v. 7, p. 9-15.
6.   MELLO, H. R. . O ensino de gramática de línguas estrangeiras: uma perspectiva da Lingüística Cognitiva. In: Deise Prina Dutra; Heliana Mello. (Org.). A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: O Lutador, 2004, v. 7, p. 55-67.
7.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . A prática reflexiva na formação inicial e continuada de professores de língua inglesa. In: Maria Helena Vieira Abrahão. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões.. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2004, v. 1, p. 31-43.
8.   MELLO, H. R. ; MELLO, A. C. . Metaphors in EFL teachers' discourse. In: Telma Gimenez. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempo de mudança. 1 ed. Londrina: ABRAPUI, 2003, v. 1, p. 139-145.
9.   MELLO, H. R. . Português padrão, português não-padrão e a hipótese do contato lingüístico. In: Tânia Maria Alkmim. (Org.). Para a história do português brasileiro. Novos estudos. v. III.. São Paulo: Humanitas, 2002, v. III, p. 341-358.
10.   MELLO, H. R. ; HOLM, J. . Interpretação das origens do português vernáculo brasileiro À luz de uma análise sociolingüística de dados demográficos. In: Birgit Igla; Thomas Stolz. (Org.). Was ich noch sagen wollte... (Studia typologica). Berlim: Akademie Verlag, 2001, v. 2, p. 223-236.
11.   HOLM, J. ; MELLO, H. R. . Copula Patterns In Atlantic And Non-Atlantic Creoles. In: John R. Rickford; Suzanne Romaine. (Org.). Creole genesis, discourse and attitudes: studies celebrating Charlene Sato. 1 ed. Amsterdam: John Benjamins, 2000, v. , p. 97-119.
12.   MELLO, H. R. ; HOLM, J. ; et al. . The creole verb: a comparative study of stativity and time reference.. In: John McWhorter. (Org.). Language change and language contact in pidgins and creoles. Amsterdam: John Benjamins, 2000, v. , p. 133-161.
13.   H, M. ; MELLO, H. R. . Restructured Portuguese: From Africa To Brazil. In: Magnus Huber; Mikael Parkvall. (Org.). Spreading the word. 1 ed. Londres: Westminster University Press, 1999, v. 1, p. 165-176.
14.   HOLM, J. ; LORENZINO, G. ; MELLO, H. R. . Grados de Reestruturación: El Español Del Caribe Y El Portugues Vernáculo Brasileño. In: José Ortiz. (Org.). Homenaje a Manuel Alvarez Nazario. 1 ed. Frankfurt: Vervuert, 1999, v. , p. 43-60.
15.   MELLO, H. R. ; BAXTER, A. ; HOLM, J. ; MEGENNEY, W. . Português Vernáculo do Brasil. In: Matthias Perl; Armin Schwegler. (Org.). America negra: panoramica actual de los estudios linguisticos sobre variedades hispanas, portuguesas y criollas. 1 ed. Frankfurt: Vervuert, 1998, v. 1, p. 71-137.
16.   HOLM, J. ; MELLO, H. R. . Passive-Like Constructions In English-Based And Other Creoles. In: Edgar Schneider. (Org.). Englishes around the world: Studies in honor of Manfred Goerlach. 1 ed. Amsterdam: John Benjamins, 1997, v. , p. 71-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos (13)

1.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . A pesquisa-ação colaborativa como instrumento metodológico na formação continuada de professores de línguas estrangeiras. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Língua, 2007, Florianópolis. Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis : UFSC, 2006. v. 1. p. 714-721.
2.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; JORGE, M. L. S. ; SOUZA, F. A. . Implementando tasks ao plano de aula de uma professora. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2006, Goiânia. Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia : Universidade Federal de Goiás, 2005. v. 1. p. 220-229.
3.   JESUS, A. C. U. DE ; DEUS, L. C. A. DE ; SILVA, L. A. ; MELLO, H. R. . A pesquisa-ação colaborativa e o seu impacto no desenvolvimento profissional de uma professora de inglês da rede pública. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2006, Goiânia. Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia : Universidade Federal de Goiás, 2005. v. 1. p. 171-179.
4.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; JORGE, M. L. S. . O diálogo entre a prática e a teoria e a teoria e a prática: analisando ações de um projeto de extensão, ensino e pesquisa. In: 9o. Encontro de Extensão, Ensino e Pesquisa da UFMG, 2006, Belo Horizonte. Anais: 9o. Encontro de Extensão, Ensino e Pesquisa da UFMG. Belo Horizonte : Reitoria-UFMG, 2006.
5.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; ET, Al . A inserção da pesquisa em um projeto de extensão. In: 8o. Encontro de Extensão da UFMG, 2005, Belo Horizonte. Anais do 8o. Encontro de Extensão da UFMG, 2005. v. 1. p. 1-5.
6.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e ; ARAUJO, D. . Interfaces da Formação em línguas estrangeiras: como a extensão, o ensino e a pesquisa constroem resultados positivos. In: 2o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais: 2o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004.
7.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; et al. . Metaphors we each by: metáforas utilizadas por professores de inglês sobre gramática e seu ensino. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. Anais do V Seminário de línguas estrangeiras. Goiânia : Editora Vieira, 2003. v. 1. p. 175-180.
8.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. ; et al. . Buscando raízes: a relação entre crenças e ações de professores sobre o ensino de gramática na sala de aula de língua INGLESA. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. Anais do V Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia : Editora Vieira, 2003. v. 1. p. 164-174.
9.   MELLO, H. R. . Construtivismo, gramática cognitiva e ensino de língua estrangeira. In: IV CBLA, 2002, Belo Horizonte. VI CBLA - Anais, 2001.
10.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . O Ensino do Aspecto Verbal em Ingles Baseado na Gramática Gognitiva. In: II Congresso da APLIEMGE, 2001, Belo Horizonte. Taking the initiative for our own teaching - Anais. Belo Horizonte : CEFET-MG, 2000. v. 1. p. 172-179.
11.   MELLO, H. R. ; LORENZINO, G. A. ; HOLM, J. . Differing degrees of restructuring in two vernaculars: Caribbean Spanish and Brazilian Portuguese. In: Workshop sobre Crioulos de Base Lexical Portuguesa, 2000, Lisboa. Crioulos de Base Portuguesa: Actas do Workshop sobre Crioulos de Base Lexical Portuguesa. Braga : Associação Portuguesa de Lingüística, 1999. p. 201-222.
12.   MELLO, H. R. ; HOLM, J. ; et al. . A Comparison Of Serial Verb Constructions In The Atlantic And Non-Atlantic Creoles. In: 2º Coloquio Internacional de lenguas criollas de base española y portiguesa, 1999, Berlim. Lenguas criollas de base lexical española y portuguesa. Frankfurt : Vervuert, 1997. v. 1. p. 297-320.
13.   MELLO, H. R. . Contato Lingüístico Na Formação do Português Vernáculo do Brasil. In: 2º coloquio internacional sobre lenguas criollas de base española y portuguesa, 1999, Berlim. Lenguas criollas de base lexical española y portuguesa. Frankfurt : Vervuert, 1999. v. 1. p. 525-538.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)

1.   MELLO, H. R. . Formação do português vernáculo brasileiro sob a perspectiva da ecologia lingüística. In: II Congresso Internacional da Associação Internacional de Lingüística do Português, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do II Congresso Internacional da AILP. Rio de Janeiro : UFRJ, 2007. p. 49.

Resumos publicados em anais de congressos (54)

1.   MELLO, H. R. ; RASO, T. . First notes on contact phenomena in Brazilian Portuguese through an information structure analysis. In: VI World Conference on African Linguistics, 2008, São Paulo. Exploring the African Languages Connection in America. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2008. v. 1. p. 55-55.
2.   MELLO, H. R. ; MITMANN, M. M. ; SOUZA, H. P. DE ; BECKER, S. C. . Estudos cognitivo-informacionais baseados em corpora. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008, Goiânia. Resumos - XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008.
3.   SOUSA, G. ; MELLO, H. R. . Acessando a cultura institucional de professores de língua estrangeira através da estruturação metafórica de narrativas. In: III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008, Fortaleza. Caderno de resumos do IIICIMLP, 2008.
4.   SARAIVA, Maria Elizabeth Fonseca ; MELLO, H. R. . Deslocamento metonímico no alçamento argumental no português brasileiro. In: III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008, Fortaleza. Caderno de Resumos do IIICIMLP, 2008.
5.   MELLO, H. R. ; RASO, T. . O corpus C-ORAL BRASIL: um instrumento de estudo da prosódia na fala espontânea do português brasileiro com vistas ao contato lingüístico. In: V Encontro da ABECS, 2008, São Paulo. V Encontro da ABECS - Programação e Resumos, 2008. p. 33-34.
6.   MELLO, H. R. . O corpus C-ORAL BRASIL: um corpus segmentado prosodicamente. In: X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia/IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2008, Niterói. Caderno de Resumos, 2008. p. 41-41.
7.   MELLO, H. R. . Substratos oferecidos pela orientação de pesquisa-ação ao processo reflexivo do formador de professores. In: II CLAFPL, 2008. Caderno de Resumos, 2008. p. 134-134.
8.   MELLO, H. R. . Formação cidadã: a produção de conhecimento via parceria universidade-escola. In: II CLAFPL, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2008. p. 103-104.
9.   MELLO, H. R. ; MATTOS, Andréa ; JUCA, L. ; SILVA, S. R. E. . Reflexões de formadores de professores sobre o seu desenvolvimento através do processo de formação continuada. In: II CLAFPL, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2008. p. 132-132.
10.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; JORGE, M. L. S. . Action research as a tool for autonomy. In: 16o. InPLA, 2007, Sâo Paulo. 16o InPla: Linguagem em Atividade - Caderno de Resumos. São Paulo : LAEL-PUCSP, 2007. v. 1. p. 286-286.
11.   MELLO, H. R. . Perspectivas da Lingüística Cognitiva para a pesquisa em aquisição de L2. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : UFMG, 2007. p. 57.
12.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . Crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: metodologias e abordagens de pesquisa. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resunos do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : UFMG, 2007. p. 46.
13.   AZEREDO, F. C. ; MELLO, H. R. . O feedback implícito negativo na aquisição de segunda língua: modelos e recasts na aquisição de língua inglesa por aprendizes brasileiros. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : UFMG, 2007.
14.   MELLO, H. R. . Esquemas construcionais resultativos e efeitos cognitivos na aquisição de L2. In: III Conferência Lingüística e Cognição, 2006, Campinas. III Conferência Lingüística e Cognição. Campinas : Setor de Publicações - IEL, 2006. p. 51-52.
15.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . A pesquisa-ação colaborativa como instrumento metodológico na formação continuada de professores de línguas estrangeiras. In: I CLAFPL, 2006, Florianópolis. Caderno de resumos, 2006.
16.   MELLO, H. R. . Abordagens sócio-cognitivas da linguagem e sua contribuição para estudos sobre a aquisição de L2. In: 7o. Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas. Programação e resumos. Pelotas : UCPEL, 2006. v. 1. p. 73-74.
17.   MELLO, H. R. . Multilingüismo no contexto brasileiro. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. SILEL: Resumos - Linguagem e cultura - interseções - CD. Uberlândia : UFU, 2006. v. 1.
18.   MELLO, H. R. . Conceptualização Lingüística no Processo de Educação Continuada de Professores de Língua Estrangeira. In: 15o INPLA, 2005, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : PUC-LAEL, 2005.
19.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . O ensino de línguas estrangeiras sob a perspectiva da Gramática Cognitiva. In: XVIII ENPULI, 2005, Fortaleza. Programa e resumos, 2005.
20.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . Educação Continuada de Professores de Língua Estrangeira (EDUCONLE): uma experiência integrada de extensão, ensino e pesquisa. In: XVIII ENPULI, 2005, Fortaleza. Programa e resumos, 2005. p. 35.
21.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; ALLI, E. . O impacto da pesquisa-ação colaborativa no processo de formação acadêmica e profissional do licenciando em Letras. In: XVIII ENPULI, 2005, Fortaleza. Programa e resumos, 2005. p. 55.
22.   MELLO, H. R. . Estruturação discursiva e esquematicidade. In: I EMAD, 2005, Belo Horizonte. Cadernos de resumo e programação, 2005. p. 53.
23.   DUTRA, D. ; MELLO, H. R. . Theory and practice in a teacher education program. In: 14th AILA Congress, 2005, Madison. Abstract book, 2005. p. 138-138.
24.   MELLO, H. R. . Uma visão sócio-cognitiva do contato lingüístico. In: III Encontro da ABECS, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos - III Encontro da ABECS. São Paulo : Serviço de Divulgação e Imprensa Gráfica - FFLCH. p. 24-25.
25.   MELLO, H. R. . Interfaces metodológicas na investigação em Lingüística Aplicada. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Programa e resumos - Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo : ArtColor, 2004. p. 46.
26.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . Uma visão sistêmica da formação de professores de língua inglesa: histórias de vida e seus autores. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Programa e resumos: Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo : ArtColor, 2004. p. 82.
27.   DUTRA, Deise Prina ; MELLO, H. R. . Pesquisa-ação colaborativa e o desenvolvimento da competência lingüística. In: VII Congresso Brasiliero de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Programa e resumos: Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo : ArtColor, 2004. p. 87.
28.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; BARCELOS, A. M. F. ; ABRAHAO, M. H. V. . Crenças, dilemas conceptuais e metáforas de professores em formação e formadores de professores. In: XVII ENPULI, 2003, Florianópolis. - programa e resumos. Florianópolis : Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, 2003. p. 26-26.
29.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . A formação da identidade do professor: inter-relações culturais. In: XVII ENPULI, 2003, Florianópolis. XVII ENPULI: a interculturalidade no ensino de inglês. Florianópolis : Departamento de língua e literatura estrangeiras - UFSC, 2003. p. 48-48.
30.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . Ser professor: representações metafóricas. In: 13o. InPLA, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos e Programa. São Paulo : LAEL - PUC/SP, 2003. p. 92-92.
31.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . Perceptual metaphors in L2 learners' narratives. In: VII Congresso Internacional da ABECAN, 2003, Belo Horizonte. Interseções Brasil-Canadá: perpectivas transnacionais - Programa/rsumos, 2003. p. 100-101.
32.   MELLO, H. R. ; DUTRA, D. ; OLIVEIRA, S. B. . A influência de um curso de educação continuada na formação de um professor de inglês. In: VIII Semana de Letras - UFOP, 2003, Mariana. VIII Semana de Letras - Caderno de Resumos, 2003.
33.   MELLO, H. R. . REFLEXõES SOBRE O ENSINO DE FONOLOGIA NA FORMAçãO DE PROFESSORES DE INGLêS. In: VIII Semana de Letras _ UFOP, 2003, Mariana. VIII Semana de Letras - UFOP - Caderno de Resumos, 2003.
34.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; et al. . O caminho da reflexão na formação de professores iniciantes. In: 12o. InPLA, 2002, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : LAEL - PUC - SP, 2002. p. 232-233.
35.   MELLO, H. R. . A noção de entrincheiramento na construção do discurso narrativo. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2002, Belo Horizonte. Discurso, Ação & Sociedade - Programas e resumos, 2002. p. 101-101.
36.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . A construção conceitual do processo de interação na sala de ´língua estrangeira. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado. ANPOLL: Boletim Informativo N. 31, 2002. v. 1. p. 188-188.
37.   MELLO, H. R. . Metáforas e a identidade do professor. In: Congresso sobre metáforas na linguagem e no pensamento, 2002, São Paulo. Caderno de resumos, 2002. p. 57-57.
38.   MELLO, H. R. ; NARO, A. ; SCHERRE, M. M. . Sobre a noção de transmissão lingüística irregular nos estudos das línguas pidgins e crioulas. In: II Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, 2002, Belo Horizonte. Resumos, 2002. p. 32.
39.   MELLO, H. R. . Ser professor: uma contraposição de esquemas mentais do professor e do aluno. In: 12o. InPLA, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : LAEL -PUC-SP, 2002. p. 110-110.
40.   MELLO, H. R. . Relatividade Lingüística: bases epistemológicas e gramaticais. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. II Congresso Internacional da ABRALIN - Programa, Rsumos. Fortaleza : ABRALIN, 2001. p. 257-258.
41.   MELLO, H. R. . The codification of figure and ground in Brazilian Portuguese serial verb constructions. In: SPCL Conference, 2001, Coimbra. Abstract book, 2001.
42.   MELLO, H. R. . Situando o português através da análise crítica do discurso. In: Congresso da ACBPL, 2001, Coimbra. Caderno de Resumos, 2001.
43.   MELLO, H. R. . O papel da instrução no contexto da sala de aula de língua inglesa. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüïstica Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos. Belo Horizonte : O Lutador, 2001. p. 100-100.
44.   MELLO, H. R. . Política de Ensino de Língua Estrangeira: O Ensino de Inglês no 3o. Grau. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüïstica Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos. Belo Horizonte : O Lutador, 2001. p. 37.
45.   MELLO, H. R. ; ALLI, E. . Refletindo sobre o processo de formação de professores de língua inglesa. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos. Belo Horizonte : O Lutador, 2001. p. 250.
46.   MELLO, H. R. . Metaphors in EFL teachers'classroom discourse. In: XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2001, Londrina. Caderno de Resumos - Formação de Professores em Tempos de Mudança, 2001. v. -. p. 43-43.
47.   MELLO, H. R. . Construtivismo, Gramática Cognitiva e Ensino de Gramática de LE. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüïstica Aplicada, 2001, Belo Horizonte. Progama e Resumos. Belo Horizonte : O Lutador, 2001. p. 96.
48.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . English aspectual categories within the context of the acquisition of the pairing form-function in Brazilian EFL teaching. In: AAAL Conference, 2001, Saint Louis. AAAL 2001 Abstract Book, 2001.
49.   MELLO, H. R. . O português vernáculo de Minas Gerais: uma abordagem sócio-histórica. In: BRASA - V Congresso Internacional, 2000, Recife. Resumo dos Trabalhos - Brazilian Studies Association V. Albuquerque : BRASA, 2000. p. 53-53.
50.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina . O modelo cognitivo e o ensino de aspecto verbal em inglês. In: Forum Internacional de Ensino de Língua Estrangeira, 2000, Pelotas. Caderno de Resumos - FILE. Pelotas : UCPEL, 2000. p. 32-32.
51.   MELLO, H. R. . Personal pronominal forms in Brazilian vernacular Portuguese. In: LSA - SPCL Conference, 2000, Chicago. Abstract book - LSA 2000. Washington, DC : LSA, 2000. p. 87-88.
52.   MELLO, H. R. ; et al. . Refletindo sobre o processo de formação de professores. In: IV Semana de Graduação da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais da IV Semana de Graduação da UFMG. Belo Horizonte : UFMG, 2000. p. 32-32.
53.   MELLO, H. R. ; ALVES, F. . A realização do aspecto verbal no inglês norte-americano e no português brasileiro. In: XLVIII Seminário do GEL, 2000, Assis. Caderno de Resumos. Assis : UNESP, 2000. p. 78-78.
54.   MELLO, H. R. ; ALVES, F. . A prolegomena on verbal aspect. In: Languaging Conference, 2000, Denton. Abstract Book - Languaging 2000. Denton : University of North Texas, 2000.

Apresentações de trabalho (11)

1.   VALLE, H. ; RASO, T. ; MELLO, H. R. . Critérios para transcrição da fala espontânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
2.   MELLO, H. R. ; SOUZA, H. P. DE ; MITMANN, M. M. ; BECKER, S. C. . Estudos cognitivo-informacionais baseados em corpora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
3.   MELLO, H. R. ; RASO, T. . First notes on contact phenomena in Brazilian Portuguese through an information structure analysis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
4.   RASO, T. ; MELLO, H. R. . O projeto C-ORAL-BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
5.   SOUSA, G. ; MELLO, H. R. . Acessando a cultura institucional de professores de língua estrangeira através da estruturação metafórica de narrativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
6.   SARAIVA, Maria Elizabeth Fonseca ; MELLO, H. R. . Deslocamento metonímico no alçamento argumental no português brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
7.   RASO, T. ; MELLO, H. R. . O Corpus C-ORAL-BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
8.   MELLO, H. R. ; RASO, T. . O corpus C-ORAL Brasil: um instrumento de estudo da prosódia na fala espontânea do português brasileiro com vistas ao contato lingüístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
9.   MELLO, H. R. . O corpus C-ORAL BRASIL: um corpus segmentado prosodicamente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
10.   MELLO, H. R. . Formação cidadã: a produção de conhecimento via parceria universidade-escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
11.   MELLO, H. R. . Substratos oferecidos pela orientação de pesquisa-ação ao processo reflexivo do formador de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Demais tipos de produção bibliográfica (21)

1.   MELLO, H. R. ; SOUZA, H. P. DE ; MITMANN, M. M. ; BECKER, S. C. . Estudos cognitivo-informacionais baseados em corpora. caderno de resumos online - XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008 (Abstract).
2.   MELLO, H. R. . Carta da Editora. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
3.   MELLO, H. R. . Editor´s note. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
4.   MELLO, H. R. . Revista Estudos da Linguagem 16:1, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
5.   MELLO, H. R. . Programação e Caderno de Resumos: IV Conferência Lingüística e Cognição. Belo Horizonte: UFMG, 2007 (Livro de resumos e programa de congresso nacional).
6.   SILVA, T. C. ; MELLO, H. R. . Apresentação. Belo Horizonte, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
7.   MELLO, H. R. . Language: Journal of the Linguistics Society of America, Vol. 82, No. 2. Washington, DC: LSA, 2006 (Resenha).
8.   MELLO, H. R. . Tópicos de Linguagem. Barbacena, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
9.   MELLO, H. R. . Estrutura Narrativa e Espaços Mentais. Belo Horizonte, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
10.   MELLO, H. R. . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Vol. 5, no. 2. Belo Horizonte: ALAB, UFMG, 2005 (Edição de periódico).
11.   MELLO, H. R. . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada - Volume 3 - Número 1. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, PosLin, Editora O Lutador, 2003 (Edição de periódico).
12.   MELLO, H. R. . Learner contributions to language learning: new directions in research. Florianópolis: UFSC, 2003 (Resenha).
13.   MELLO, H. R. . Creoles, pidgins and sundry languages: essays in honor of Pieter Seuren. Philadelphia e Amsterdam: John Benjamins, 2003 (Resenha).
14.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e . VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - Programa e Resumos. Belo Horizonte: O Lutador, 2001 (Livro de resumos e programa de congresso nacional).
15.   MELLO, H. R. . Resenha do livro: The subject in Brazilian Portuguese. Washington, DC: Linguistic Society of America, 1997 (Resenha).
16.   MELLO, H. R. . Abstract da tese de doutoramento: The genesis and development of Brazilian vernacular Portuguese. University of Florida Press, 1997 (Abstract).
17.   MELLO, H. R. . Resenha das Actas do Colóquio sobre Crioulos de Base Lexical Portuguesa.. Amsterdam: John Benjamins, 1994 (Resenha).
18.   MELLO, H. R. . Resenha do livro: Sing without shame - oral traditions in Indo-Portuguese.. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1993 (Resenha).
19.   MELLO, H. R. . Resenha do livro Sintaxe Portuguesa: metodologia e funções, na revista Language. Washington, DC: Linguistic Society of America, 1992 (Resenha).
20.   MELLO, H. R. . Resenha do livro: Dictionary of African Borrowings in Brazilian Portuguese.. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1992 (Resenha).
21.   MELLO, H. R. . Dissertação_de_mestrado: Adjetivos: categoria fronteiriça 1990 (Dissertação_de_mestrado).

Produtos tecnológicos (3)

1.   MELLO, H. R. ; DUTRA, Deise Prina ; ANDRADE, M. R. . Unidade de Gramática - Projeto INGREDE. 2005.
2.   MELLO, H. R. . Fonologia de Língua Inglesa para professores. 2000.
3.   MELLO, H. R. . Tópicos em análise lingüística: Gramática Cognitiva. 2000.

Trabalhos técnicos (2)

1.   MELLO, H. R. . Parecerista ad hoc - Revista Linguagem e Ensino. 2007.
2.   MELLO, H. R. . Comissão Científica da III Conferência Lingüística e Cognição. 2006.

Demais tipos de produção técnica (8)

1.   MELLO, H. R. . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. 2008. (Editoração/Periódico).
2.   MELLO, H. R. . Revista Estudos da Linguagem 16:1. 2008. (Editoração/Periódico).
3.   MELLO, H. R. . 9th Conference on Conceptual Structure, Discourse and Language: meaning, form and body (CSDL 9). 2008. (Parecerista ad hoc (referee)).
4.   MELLO, H. R. . Língua e cultura: implicações para o ensino/aprendiagem de língua estrangeira. 2008. (Parecerista ad hoc (referee)).
5.   MELLO, H. R. . Teorias de Aquisição de Segunda Língua. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
6.   MELLO, H. R. . Panorama da Lingüística Cognitiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
7.   MELLO, H. R. . Fonologia da Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
8.   MELLO, H. R. . Fonologia de Língua Inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Tese de doutorado (4)

1.   Gladys de Sousa. As faces do ensino de inglês para crianças na região metropolitana de Belo Horizonte. Início: 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Co-orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2.   Heberth Paulo de Souza. O processamento semântico-cognitivo da linguagem figurada. Início: 2006. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
3.   Sandra Cavalcante. Retextualização e dialogismo. Início: 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
4.   Flávia Christina Azeredo. Contribuições da fonética e fonologia ao ensino de línguas estrangeiras. Início: 2004 - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Iniciação científica (1)

1.   Adriana Couto Ramos. Valências modais em enunciados complexos: mapeamento e descrição. Início: 2009. Iniciação_científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Tese de doutorado (8)

1.   Mauricéia Silva de Paula Vieira. A referenciação metalingüística nas interações mediadas pelo computador. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2.   Aparecida de Araújo Oliveira. Relações semântico-cognitivas no uso da preposição ém' do português do Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
3.   Heather Jean Blakemore. Intend returning: um estudo diacrônico de complementos indefinidos na língua inglesa, baseado em dados de corpora. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
4.   Sandra Cristina Becker. As facetas conceituais do dêitico VOCê: evidências semântico-gestuais. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
5.   Pedro Perini Frizzera da Mota Santos. Epistemologia cognitiva para o uso de preposições - o caso da preposição DE. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
6.   Tufi Neder Neto. Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia do inglês. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
7.   Adriana Maria Tenuta de Azevedo. Domínios discursivos: uma visão cognitiva da estruturação de narrativas orais. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
8.   Iaci de Nazaré Silva Abdon. Relações causais e gêneros textuais. 2004. Tese - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Dissertação de mestrado (13)

1.   Júlia Vidigal Zara. A alternância dativa na interlíngua de aprendizes de inglês como L2. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Co-orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2.   Andréa Cristina Ulisses de Jesus. A unidade informacional de apêndice no português do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Co-orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
3.   Luciano César Alves de Deus. A unidade informacional de tópico no português do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Co-orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
4.   Flávia Felipe Silvino. O modelo langackeriano como instrumento para a análise da linguagem de crianças portadoras de paralisia cerebral e possibilidades para uso terapêutico. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
5.   Sandra Cristina Becker. Construção de sentido das expressões idiomáticas da língua inglesa: uma abordagem da lingüística cognitiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
6.   Hilda Simone Coelho. é possível aprender inglês na escola? Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
7.   Júnia Marise da Silva. Análise das estratégias de motivação usadas por professores em sala de aula de língua espanhola através da prática reflexiva. 2004. Dissertação - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
8.   Valéria de Souza Oliveira. O uso do present perfect por aprendizes brasileiros sob a perspectiva da teoria dos espaços mentais. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
9.   Aparecida de Araújo Oliveira. A aquisição do present perfect em contexto de língua estrangeira. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
10.   Kênia Osório. Descrição metafórica do professor de língua estrangeira. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
11.   André Gustavo Martins Rossi. Verbo auxiliar + infinitivo nos discursos orais do português: uma abordagem funcionalista. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
12.   Paulo Antônio Bastos. A TV por detrás da gíria. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
13.   Alice Lima Lana. Relações semanticas e estruturais dos verbos de troca. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, .
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação (13)

1.   Sofia Passos Rezende. The semantics of polisemous words in advertisement: a usage-based study. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2.   Matheus Martins Correa. In the wake of the Chomskyan revolution: the impact of Chomsky's review of Verbal Behavior n the study of language. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
3.   Stela Spindola. Greek Borrowings in English: a historical, morphological and semantic analysis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
4.   Flávia Cristina de Souza. Pronunciation differences in British and American English. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
5.   Carlos Alberto da Silva. The Old West in Contemporary America. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
6.   Daniel Timponi Pinto Coelho. Jamaican Creole and Standard English: where do they stand?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
7.   Claudio Molz. Reasons for the English vocabulary increase in the 16th century. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
8.   Letícia Peixoto Vale Gomes. Beliefs and assessment: a case study. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
9.   Adriana Mendes Porcellato. Pronunciation of Vowels in Italian and Portuguese Anglicisms. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
10.   Tatiana Gomes Almeida. Borrowings in English: from the beginning up to Shakespeare. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
11.   Aghisan Xavier Ferreira Pinto. Cognition and the teaching of English as a Second Language. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
12.   Carolina Dias Cunha. The search for autonomy: language learning strategies employed by advanced students of English. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
13.   André Luiz Elias de Souza. Phonology and Cognitive Grammar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Iniciação científica (8)

1.   Henrique Chaves. Modalidade na fala espontânea do português brasileiro: foco na sistematização formal de modalizadores deônticos, epistêmicos e aléticos. 2009. Iniciação_científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2.   Janayna Maria da Rocha Carvalho. Modalidade na fala espontânea do português brasileiro: foco nas construções verbais modalizadoras. 2008. Iniciação_científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
3.   Estefânia Luzia de Melo. Modalidade na fala espontânea do português brasileiro: foco nas construções adverbiais modalizadoras. 2008. Iniciação_científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
4.   Priscila Osório Côrtes. Modalidade na fala espontânea do português brasileiro: foco na modalização na unidade informacional de introdutor locutivo. 2008. Iniciação_científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Banco Santander Banespa.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
5.   Estefânia Luzia Souza de Melo. Esquematicidade discursiva e instanciação de narrativas: a montagem de um corpus de fala espontâneas. 2007. Iniciação_científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
6.   Janayna Maria da Rocha Carvalho. Esquematicidade discursiva e a instanciação em narrativas: a formação de um corpus de fala espontânea. 2007. Iniciação_científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
7.   Bahiyyih Leonora Hardacre de Cerqueira. A transferência em estrutura argumental português-inglês. 2005. Iniciação_científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
8.   Hélder Ferreira. Tranferência da estrutura argumental português-inglês. 2005. Iniciação_científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

Orientações de outra natureza (1)

1.   Thassia Alessandra Brazil. O ato de recusa: comparação entre o português brasileiro e o inglês norte-americano. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró Reitoria de Graduação - UFMG.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.

(*) Relatório criado com produções desde 1970 até HOJE
Data de processamento: Terça, 01/09/2009 10:59:27


Este arquivo foi gerado automaticamente por scriptLattes V6.12 (desenvolvido no CCSL-IME/USP por J.P. Mena-Chalco e R.M. Cesar-Jr). Os resultados estão sujeitos a falhas devido ao processamento automático dos currículos Lattes. Os erros normalmente devem-se a inconsistências no preenchimento dos currículos. Caso note alguma falha, por favor, contacte o responsável por esta página: taspardo@icmc.usp.br