1. (VUNESP) Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta:
"Não permitiu o Céu que alguns influxos, que devi às águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia deixado, aqui, entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais, que têm atraído a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que lhes tem pervertido as cores." (Cláudio Manuel da Costa, fragmento do "Prólogo ao Leitor".)
2. (AFA) O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com:
3. (U.FORTALEZA) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Texto I
"É a vaidade, Fábio, nesta vida
Rosa que, da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida."
Texto II
"Fatigado de calma se acolhia
Junto o rebanho à sombra dos salgueiros,
E o sol, queimando os ásperos oiteiros,
Com violência maior no campo ardia."
A natureza para os poetas ..., era fonte de símbolos (rosa, cristal, água), que transcendiam do material para o espiritual (Texto I); para os poetas ..., era sobretudo o cenário idealizado, dentro do qual se podia ser feliz (Texto II).
4. (VUNESP) Leia com atenção:
"O ser herói, Marília, não consiste
Em queimar os impérios: move a guerra,
Espalha o sangue humano,
E despovoa a terra
Também o ma tirano.
Consiste o ser herói em viver justo:
E tanto pode ser herói o pobre,
Como o maior augusto".
O trecho acima exemplifica uma das características do homem ilustrado do século XVIII e pertence a um dos poetas que conseguiu aliar a ideologia do Iluminismo com a sensibilidade poética própria do Arcadismo. O autor do trecho e a característica aí patente são, respectivamente:
5. (FATEC) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
6. (USC) Por sua temática, O Uraguai, de Basílio da Gama, pode ser considerado um poema:
7. (VUNESP)
"Quem vê girar a serpe da irmã no casto seio,
Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo cheio
Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,
Consulta o seu amor e o seu dever ignora.
Voa a farpada seta da mão, que não se engana;
Mas aí, que já não vives, ó mísera indiana!"
Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroína morre. Assinale a alternativa correta em que se mencionam o nome da heroína (1), o título da obra (2) e o nome do autor (3):
8. (UFRN)
"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado,
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos e dos sóis queimado.
Das brasas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs e que me visto."
Pelas características de estilo, o texto acima deve ser atribuído a autor
9. (UEL-PR) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado
Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as ... mais densas, dedicadas a ... fizeram de ... uma figura central do nosso Arcadismo.
10. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo.
11. (PUCC-SP)
"Acaso são estes
os sítios formosos,
aonde passava
os anos gostosos?
São estes os prados,
aonde brincava,
enquanto pastava,
o manso rebanho
que Alceu me deixou?"
Os versos acima, de Tomás Antônio Gonzaga, são expressão de um momento estético em que o poeta:
12. (UFPB) Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do Arcadismo no Brasil,
são corretas, apenas,
13. (UM-SP) Entende-se por literatura árcade:
14. (F.C.CHAGAS-BA)
"A ciência e o racionalismo constituem as 'luzes' com que se costuma caracterizar o século. Razão que 'ilumina', que ilustra, que esclarece os homens, que os conduz ao progresso. Daí as palavras 'Iluminismo' e 'Ilustração', que caracterizam as manifestações culturais do momento, o conjunto de tendências características do século."
O texto refere-se:
15. (CESESP-PE)
16. (FUVEST-SP)
"Por fim, acentua o polimorfismo cultural desta época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D.João VI para o Rio de Janeiro." (Massaud Moisés)
A época histórica a que se refere o crítico é a do:
17. (UFPA) A pastora Marília, conforme nos é apresentada nas liras de Tomás Antônio Gonzaga, carece de unidade de enfoques; por isso é muito difícil precisar, por exemplo, seu tipo físico. Esta imprecisão da pastora:
18. (VUNESP-SP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale abaixo a alternativa que apresente o nome correto dessa obra e seu autor mais provável.
19. (UM-SP) Sobre o poema O Uraguai, é correto afirmar que:
20. (UFPE)
"Tanto a busca da simplicidade formal quanto a da clareza e eficácia das idéias se ligam ao grande valor dado à natureza, como base da harmonia e da sabedoria. Daí o apreço pela convenção pastoral, isto é, pelos gêneros bucólicos que visam representar a inocência e a sadia rusticidade pelos costumes rurais, sobretudo dos pastores." (A. Candido & A. Castello)
Esse excerto relaciona-se a um determinado estilo literário. Assinale, então, o autor que não pertence ao estilo em questão.
21. (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte trecho.
"Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado e triste,
Que os corações mais duros enternece.
Tanto era bela no seu rosto a morte!"
22. (ESAN-SP) Assinale a alternativa correta quanto a autores e obras neoclássicas ou arcádicas:
a) Vila Rica (1839), poema épico que trata da descoberta do ouro em Minas Gerais e a fundação de Vila Rica.
Autoria: Cláudio Manuel da Costa.
b) "Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça."
Fragmento de Marília de Dirceu (1792).
Autoria: Tomás Antônio Gonzaga.
c) Frei Santa Rita Durão, a exemplo de Os Lusíadas, de Camões, compõe Caramuru (1781), em dez cantos, em oitava rima, observando as unidades tradicionais: proposição, invocação, dedicatória, narrativa e epílogo.
d) O Uraguai (1769) é poema épico escrito por Basílio da Gama. rompe o modelo camoniano, pois está dividido em cinco cantos, com estrofação livre e versos brancos.
e) Todas são corretas.
23. (PUCC-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente:
24. (UFRS) Os fragmentos abaixo referem-se à questão abaixo:
1- Nise? Nise? onde estás? Aonde espera
Achar-te uma alma, que por ti suspira (...)
2- Glaura! Glaura! não respondes?
E te escondes nestas brenhas?
Dou às penhas meu lamento;
Ó tormento sem igual!
3- Minha bela Marília, tudo passa;
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam freqüentemente em seus poemas. Pelas musas evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente,
25. (UNIFAP)
"Já no calado monumento escuro
Em cinzas se desfez teu corpo brando;
E onde eu ver, oh Nise, o doce, o puro
Lume dos olhos teus ir-se apagando!
Hórridas brenhas, solidões procuro,
Grutas sem luz frenético demando,
Onde maldigo o fado acerbo e duro
Teu riso, teus afagos suspirando:
Darei da minha dor contínua prova,
Em sombras cevarei minha saudade,
Insaciável sempre, e sempre nova.
No texto acima, de Manoel Maria Barbosa du Bocage, os versos refletem aproximação do autor com princípios das estéticas:
26. (MACK-SP) Obra que apresentou os maiores ideais da poesia árcade brasileira, expondo aspectos bucólicos, relacionados, em boa parte, ao carpe diem, foi:
27. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo.
28. (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um "estado de alma", podemos dizer que estamos diante de uma paisagem:
29. (PUCCAMP-SP) A poesia pastoral não terá grande encanto se for tão grosseira quanto o natural ou limitar-se minuciosamente às coisas rurais. Falar de cabras e carneiros e dos cuidados que requerem nada tem de agradável em si; o que agrada é a idéia de tranqüilidade, ligada à vida dos que cuidam das cabras e dos carneiros. A busca do "encanto" acima referido, num momento em que a arte busca uma linguagem racional e simples, e o poeta tenta dissolver qualquer notação subjetiva, encontra-se nos versos:
a) Se tu viesses, donzela,
Verias que a vida é bela
No deserto do sertão!
Lá têm mais aromas as flores
E mais amor os amores
Que falam no coração!
b) E sonho-me eu também me meio dos pastores.
Menalcas é o meu nome, ou Hano, ou Tirses. Canto
E cajado e surrão às plantas te deponho.
Enastrado por ti o meu rabel de flores,
Em contendas me travo a celebrar-te o encanto.
Oh! tempos que lá vão! oh! vida antiga... oh! sonho!
c) Longe, a tarde es estorce, em violácea agonia.
Essas horas de susto e de melancolia,
como é triste ao pastor transviado compreendê-las!
d) Enquanto a luta jogam os Pastores,
E emparelhados correm nas campinas,
Toucarei teus cabelos de boninas,
Nos troncos gravarei os teus louvores.
e) Esta a imagem da vaca, a mais pura e singela
que do fundo do sonho eu às vezes esposo
e confunde-se à noite à outra imagem daquela
que ama me amamentou e jaz no último pouso.
30. (VUNESP-SP) Leia atentamente o seguinte texto:
Correi de leite e mel,
Ó Pátrio cio,
E abri dos seios o metal guardado;
Os borbotões de prata, e de oiro os cios
Saiam de Luso a enriquecer o estado.
Esses versos do árcade, admirador de Pombal, Cláudio Manuel da Costa:
31. (UFJR-adaptada) Leia com atenção o texto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir:
Chorosos versos meus desentoados,
Sem arte, sem beleza e sem brandura,
Urdidos pela mão da Desventura.
Pela baça Tristeza envenenados:
Vede a luz, não busqueis, desesperados,
No mundo esquecimento e sepultura:
Se os ditosos vos lerem sem ternura,
Ler-vos-ão com ternura os desgraçados.
Não vos inspire, ó versos, cobardia,
Da sátira mordaz o furor louco,
De maldizente voz a tirania:
Desculpa tendes, se valeis tão pouco,
Que não pode cantar com melodia
Um peito, de gemer cansado e rouco.
Sobre o soneto acima é correto afirmar
32. (CEETPS) Bucolismo; vida simples; refúgio na natureza; pastores, retomada de valores da antigüidade clássica greco-latina. Essas expressões caracterizam:
33. (CENTEC-BAHIA) Assinale a alternativa correta.
"Minha bela Marília, tudo passa;
a sorte deste mundo é mal segura;
se vem depois dos males a ventura,
vem depois dos prazeres a desgraça.
Estão os mesmos deuses
sujeitos ao poder do ímpio fado:
Apolo já fugiu do céu brilhante,
já foi pastor de gado."
A única idéia não expressa pelo poeta, nesse texto, é:
34. (UFRS) Considere as seguintes afirmações.
Sua obra foge dos artificialismos pastoris comuns ao Arcadismo, destacando-se nela o poema épico "O Uraguai", que trata da guerra entre portugueses, espanhóis e indígenas nos Sete Povos das Missões.
é considerado um poeta de transição por realizar uma síntese entre a herança barroca, os ideais arcádicos e as solicitações do sentimento nativista, como acontece na "Fábula do Ribeirão do Carmo" e, posteriormente, no poema épico "Vila Rica".
Sua produção poética demonstra sintonia com a tradição árcade da vida simples, apego à vida pastoril e divinização da mulher, sobretudo nas "Liras", que retratam o seu amor pela noiva Maria Joaquina.
As afirmações referem-se, respectivamente a
35. (UFMG) Todas as alternativas, sobre Marília de Dirceu, estão corretas, EXCETO
36. (FUVEST) Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poemas:
37. (UFJF) Leia atentamente o soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir.
"Incultas produções da mocidade
Exponho a vossos olhos, ó leitores.
Vede-as com mágoas, vede-as com piedade,
Que elas buscam piedade e não louvores.
Ponderai da Fortuna a variedade
Nos meus suspiros, lágrimas e amores;
Notai dos males seus a imensidade,
A curta duração dos seus favores.
E se entre versos mil de sentimento
Encontrardes alguns, cuja aparência
Indique festival contentamento.
Crede, ó mortais, que foram com violência
Escritos pela mão do fingimento,
Cantados pela voz da Dependência."
Considerando o soneto acima e a relação do poeta com o arcadismo português, é correto afirmar:
38. (UFU)
"Tem pesado semblante, a cor é baça
O corpo de estatura um tanto esbelta,
Feições compridas e olhadura feia,
Tem grossas sombrancelhas, testa curta,
Nariz direito e grande, fala pouco
Em rouco baixo som de mau falsete.
Sem ser velho, já tem cabelo ruço
E cobre este defeito a fria calva
À força do polvilho, que lhe deita."
O trecho acima pertence a uma obra importante de certo período da literatura brasileira, e descreve com impiedade o tirano Luís da Cunha Menezes, que governou a cidade na época em que fervilhava uma vida cultural com traços cosmopolitas e impulsos de liberdade. Aponte dentre as alternativas abaixo aquela que explicita o título da obra, o período a que pertence e a cidade em questão.
39. (UEL)
"Fumam ainda nas desertas praias
Lagos de sangue, tépidos e impuros,
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos."
Os versos acima são excerto do poema que concilia louvações dirigidas ao Marquês de Pombal e exaltação de heroísmo indígena. Trata-se da obra:
40. (FUVEST) As chamadas Cartas Chilenas são obra anônima porque: