Joaquim Manuel de Macedo

(1820-1882)

DADOS BIOGRÁFICOS

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, 1820, e faleceu no Rio de Janeiro, 1882. Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, mas não chegou a exercer a profissão. Autor do primeiro romance urbano do Brasil, A Moreninha (1844) [ver Antologia], que obteve um estrondoso sucesso entre os leitores da classe média, dedicou parte de seu tempo escrevendo outros romances que seguiam os moldes do primeiro, além de peças de teatro e outros gêneros literários, acabando por consolidar sua popularidade enquanto escritor. Também foi jornalista e deputado, eleito várias vezes pelo Partido Liberal. Exerceu também o magistério, sendo professor de História do Brasil no Colégio D. Pedro II, além de preceptor dos netos do imperador. Nos últimos anos de sua vida, veio a sofrer de alguns problemas mentais, vindo a falecer na capital.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

Autor do primeiro romance urbano do Romantismo brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo teve também o mérito de popularizar esse novo gênero entre os leitores, principalmente da classe média, além de contribuir para propagar de forma considerável a circulação dos folhetins, verdadeiros veículos literários do século XIX. Mais do que isso, a fidelidade com que o romancista descreve os ambientes e costumes serve como um verdadeiro documentário sobre a vida urbana na capital do Império. No entanto, Macedo pecou ao ter como único objetivo escrever seus romances para agradar a classe média brasileira, principal consumidora dos folhetins. Suas publicações seguem sempre a mesma fórmula empregada em A Moreninha, que o consagrou como um dos escritores mais lidos do Romantismo. Suas narrações e descrições, apesar de possuírem uma linguagem muitas vezes bem elaborada, perde em muito para o lirismo encontrado nas obras de José de Alencar. Suas personagens são sempre superficiais, com diálogos construídos numa linguagem simples. Não possuem uma penetração psicológica. O enredo sempre gira em torno dos mesmos temas: amores impossíveis, dúvidas e segredos, namoricos, festas, brincadeiras estudantis, entre outros. Tudo é recheado por um tom doméstico, onde todas as tramas sempre convergem para um final feliz.

PRINCIPAIS OBRAS

Romance

A Moreninha (1844); O Moço Loiro (1845); Os Dois Amores (1848); Rosa (1849); Vicentina (1853); O Forasteiro (1856); Os Romances da Semana- contos (1861); O Culto do Dever(1865); Memórias do Sobrinho de meu Tio (1868); A Luneta Mágica (1869); O Rio do Quarto(1869); Nina (1869); As Vímitas Algozes (1869); A Namoradeira (1870); Mulheres de Mantilha (1871); Um Noivo e Duas Noivas (1971); Os Quatro Pontos Cardeias e A Misteriosa (1872); A Baronesa do Amor (1876).

Teatro

O Cego (1849); Cobé (1852); O Fantasma Branco (1856); O Primo da Califórnia (1858); A Carteira do meu Tio (1855); O Sacrifício de Isaac e Amor e Pátria (1859); Luxo e Vaidade (1860); O Novo Otelo (1860); A Torre em Concurso (1861); Lusbela (1862); Romance de uma Velha (1870); Remissão dos Pecados (1870); Cincinato Quebra-Louça (1871); Vingança por Vingança (1877); A Moreninha (1877); Antonica da Silva (1880).

Poesia

A Nebulosa, Poema-Romance (1857).

Vários

Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro (1862-1863); Memórias da Rua do Ouvidor (1878); Ano Biográfico Brasileiro (1876).

Ver também:

Resumos

Antologia

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