José de Anchieta

(1534-1597)

DADOS BIOGRÁFICOS

Padre José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, nasceu em 1534, em Tenerife, Ilhas Canárias de possessão espanhola. De pai espanhol e mãe canarina, estudou na Universidade de Coimbra, ingressando na Companhia de Jesus em 1551. Em busca de novos climas para a saúde, foi enviado ao Brasil, em 1553, onde levou uma vida espiritual heróica devido as condições adversas em que a exerceu. Na Capitania de São Vicente, juntou-se a Nóbrega na fundação de São Paulo, em 1554, chegando a superior do Colégio de São Vicente. Exerceu depois o cargo de provincial, após o que, foi ao Espírito Santo, onde permaneceu até morrer no vilarejo Reritiba, hoje Anchieta, Espírito Santo, em 1597.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

Literariamente, sua obra é a mais importante do Quinhentismo brasileiro. Os eventos de uma vida acidentada são narrados, em uma linguagem simples, que revela gravidade, senso agudo de observação, extrema espiritualidade e fé, impregnadas da tradição medieval ibérica. Em À Santa Inês [ver Antologia], por exemplo, é notável o lirismo popular.

Seus autos, cuja função é edificar o índio e o branco em certas cerimônias religiosas, misturam a moral religiosa católica aos costumes indígenas, lembrando a tradição medieval de Gil Vicente. Para atingir a todos, são escritos ora em português, ora em tupi, e para tornar os valores e ideais católicos mais vivos aos olhos dos índios, estão saturados de conceitos morais e pedagógicos e de idéias religiosas, nas quais a preocupação maior é enfatizar extremos: anjo e demônio; o bem e o mal. Elaborados para declamação ou canto, maneira mais fácil de catequização, seus monólogos, diálogos, poemas e hinos são curtos, simples e ritmados.

Anchieta é poeta lírico e seus poemas, na maioria, são de caráter religioso.Utiliza-se de metros breves e símiles. Mostra-se bom versejador latino em De Beata Virgine Dei Matre Maria (Poema da Bem-aventurada Virgem Mãe de Deus Maria). Escrito na praia de Iperoig, quando Anchieta se encontrava como refém dos Tamoios, esse poema possui 2086 dísticos ovidianos perfeitos, dando cor renascentista a substância medieval.

PRINCIPAIS OBRAS

Prosa

Arte de Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil (1595); Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões (1554-1594).

Poesia

A Santa Inês;Do Santíssimo Sacramento; De Beata Virgine Dei Matre Maria(1563).

Autos

Quando, no Espírito Santo, se Recebeu uma Relíquia das Onze Mil Virgens;Dia da Assunção, Quando Levaram Sua Imagem a Reritiba (1569-1597?); Na Festa de São Lourenço (1583); Na Vila de Vitória (1584-1586); Recebimento que Fizeram os Índio de Guarapari ao Padre Provincial Marçal Beliarte (1587?); Na Aldeia de Guarapari (1589); Na Visitação de Santa Isabel (1595).

Ver também:

Antologia

Previous Next