Questões de 121 a 149

Gabarito

121. (UFMG) Todas as afirmativas sobre o poema I-Juca Pirama de Gonçalves Dias, estão corretas, exceto:

  1. Caracteriza-se pela adequação do ritmo e da métrica ao assunto enfocado.

  2. Destaca o heroísmo e a honradez que caracterizam o herói romântico.

  3. Mostra a rivalidade existente entre diversas tribos indígenas.

  4. Ressalta a dramaticidade do assunto ao deixar de lado o lirismo romântico.

  5. Revela uma preocupação antropológica ao mostrar usos e costumes dos indígenas.

122. (UA-AM) Pertencente ao 2º momento romântico brasileiro, o chamado "mal-do-século", ele não teve tempo de se realizar plenamente como poeta, já que morreu muito jovem, com apenas 20 anos de idade. Apesar disso, no seu livro Lira dos Vinte Anos estão alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.

A afirmativa feita acima diz respeito a:

  1. Fagundes Varela.

  2. Álvares de Azevedo.

  3. Junqueira Freire.

  4. Castro Alves.

  5. Casimiro de Abreu.

123. (PUC-RS)

"Era esse dia domingo do Espírito Santo. Como todos sabem, a festa do Espírito Santo é uma das festas prediletas do povo fluminense. Hoje mesmo que se vão perdendo certos hábitos, uns bons, outros maus, ainda essa festa é motivo de grande agitação; longe porém está o que agora se passa daquilo que se passava nos tempos a que temos feito remontar os leitores. A festa não começava no domingo marcado pela folhinha, começava muito antes, nove dias, cremos, para que tivessem lugar as novenas."

Além de ser uma narrativa crítica e irônica da moral da época, Memórias de um Sargento de Milícias, como ilustra o texto acima, pode ser visto como um romance:

  1. histórico.

  2. de costumes.

  3. psicológico.

  4. moralístico.

  5. sentimental.

124. (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:

  1. autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.

  2. Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.

  3. Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.

  4. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.

  5. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.

Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:

  1. I e II

  2. II e IV

  3. I, II e IV

  4. II, III e V

  5. II e V.

125. (PUC-RS)

"Então passou-se sobre este vasto deserto d'água e céu uma cena estupenda, heróica, sobre-humana; um espetáculo grandioso, uma sublime loucura.

Peri alucinado suspendeu-se aos cipós que se entrelaçavam pelos ramos das árvores já cobertas d'água, e com esforço desesperado cingindo o tronco da palmeira nos seus braços hirtos, abalou-os até as raízes."

O texto acima exemplifica uma característica romântica de José de Alencar, que é a:

  1. imaginação criadora.

  2. consciência da solidão.

  3. ânsia de glória.

  4. idealização do personagem.

  5. valorização da natureza.

126. (UFRS) Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.

  1. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.

  2. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.

  3. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.

  2. Apenas II.

  3. Apenas I e II.

  4. Apenas II e III.

  5. I, II e III.

127. (PUC-RS)

"Se eu tenho de morrer na flor dos anos,

Meu Deus! não seja já;

Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde,

Cantar o sabiá!

Meu Deus, eu sinto e tu bem vês que eu morro

Respirando este ar;

Faz que eu viva, Senhor! dá-me de novo

Os gozos do meu lar!"

A meiguice, a leveza, a ingenuidade e nostalgia caracterizam esta Canção do Exílio de:

  1. Gonçalves Dias.

  2. Casimiro de Abreu.

  3. Álvares de Azevedo.

  4. Fagundes Varela.

  5. Castro Alves.

128. (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar, estão corretamente explicadas, exceto:

A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura.

  1. Ficou tímida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte.

    = Iracema entrega-se a Martim.

  2. Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara.

    = O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.

  3. Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.

    = Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.

  4. O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.

    Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé.

    = Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.

  5. Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se.

    = Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.

129. (UFRS)

"Ontem a Serra Leoa,

A Guerra, a caça ao leão,

O sono dormido à toa

Sob as tendas da amplidão...

Hoje... o porão negro, o fundo

Infecto, apertado, imundo,

Tendo a peste por jaguar...

E o sono sempre cortado

Pelo arranco de um finado,

E o baque de um corpo ao mar..."

Nesta estrofe de ......., de Castro Alves, os versos de ..... sílabas métricas evocam, num primeiro momento, a ..... dos negros em sua terra natal, contrastando, na segunda parte, com imagens que indicam os rigores da ..... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.

  1. Vozes d'África – dez – luta – partida

  2. Canção do Exílio – sete – tranqüilidade – solidão

  3. Mocidade e Morte – oito – passividade – prisão

  4. Cachoeira de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.

130. (UFRS) Considere as seguintes afirmações:

  1. Pode-se afirmar que o Romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a independência do país.

  2. Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.

  3. A tendência indianista do Romantismo brasileiro tinha por objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.

  2. Apenas II.

  3. Apenas I e II.

  4. apenas I e III.

  5. I, II e III.

131. (PUCCAMP-SP) Um juízo crítico que define o estilo de umas das linhas mestras da poesia de Castro Alves é:

  1. "Notemos que esse poeta sem requinte foi, do grupo em estudo, o mais preocupado com a experimentação métrica, revelando o senso exato da adequação do ritmo à psicologia."

  2. "Da presença da história decorre um compromisso com a eloqüência: a poesia, como força histórica, se aproxima automaticamente do discurso, incorporando a ênfase oratória à sua magia, que se restringe por isso mesmo ante esta invasão imperiosa."

  3. "Os seus momentos mais felizes estão nalgumas redondilhas delicadas ou em composições de vôo amplo, lançadas no declive da reflexão e da meditação.

  4. "Quando amplia o âmbito de visão, é ainda matizando de moderada beleza os aspectos ordinariamente exaltantes da paisagem. O fato dessa natureza existir denota o caráter concreto de sua poesia, que, apesar de intensamente subjetiva, se alia à realidade de uma paisagem despojada de qualquer hipertrofia, em benefício da atmosfera tênue dos tons menores."

  5. "Esta tendência para volatizar e nebulizar a paisagem completa-se por outra, de aproximá-la da vida pelo mesmo sistema de imagens."

132. (USF-SP) Observe as seguintes proposições, a respeito do Romantismo no Brasil:

  1. José de Alencar procurou documentar a realidade nacional dentro de uma visão crítica que antecipa a postura dos primeiros modernistas.

  2. Memórias de um Sargento de Milícias é um romance que, por focalizar uma época próxima e por ter um anti-herói como personagem central, antecipa características do Realismo.

  3. Os romances de Joaquim Manuel de Macedo narram histórias fáceis, típicas do gosto romântico-burguês de sua época.

Pode-se afirmar que:

  1. as proposições I, II e III estão corretas.

  2. somente as proposições I e II estão corretas.

  3. somente as proposições II e III estão corretas.

  4. somente a proposição II está correta.

  5. somente a proposição III está correta.

133. (PUCCAMP-SP) Sobre José de Alencar, é correto afirmar-se que:

  1. fixou um dos mais caros modelos da sensibilidade brasileira, o do índio ideal, principalmente pelo fato de ter focalizado o indígena sempre em seu habitat, longe do contato com outras raças, como em O Guarani e Iracema.

  2. foi sensível ao drama vivido pelo homem numa sociedade burguesa – a necessidade de obter dinheiro e a de preservar a integridade da vida do espírito – e deu a esse conflito o tratamento que determinou sua ruptura definitiva com o idealismo do escritor romântico, como se vê em Lucíola e em Senhora.

  3. fez-se presente nos três tipos em que se manifestou a ficção da época – determinados pelo espaço em que se desenvolve a narrativa: cidade, campo, selva –, de que são exemplos Lucíola, O Sertanejo e Iracema.

  4. dotou os protagonistas, nos romances heróicos (O Sertanejo, O Guarani) de características ideais, mas, subordinando-os aos acontecimentos da vida corrente, obrigou-os a cometerem atos degradantes.

  5. foge, num aspecto, do que era uma tendência da ficção romântica, o interesse pelo passado, quer do indivíduo, quer da nação, pois voltou-se apenas para a observação da realidade contemporânea, como em Lucíola e Senhora.

134. (FAFEOD-MG) Quanto ao ritmo utilizado por Gonçalves Dias, no poema I-Juca Pirama observa-se:

  1. predominância de versos de redondilha maior.

  2. uso sistemático do verso decassílabo.

  3. predominância de um rígido esquema rítmico.

  4. combinação expressiva de vários tipos de metro.

  5. uso sistemático do verso alexandrino.

135. (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:

  1. poema Camões e O Guarani.

  2. Primo Basílio e Suspiros Poéticos e Saudades.

  3. poema Camões e Suspiros Poéticos e Saudades.

  4. Folhas Caídas e Iracema.

  5. A Moreninha e A Escrava Isaura.

136. (PUC-RS)

"Já de morte o palor me cobre o rosto

Nos lábios meus o alento desfalece.

Surda agonia o coração fenece

E devora meu ser mortal desgosto!

do leito embalde no macio encosto

Tento o sono reter!... Já esmorece

O corpo exausto que o repouso esquece...

Eis o estado em que a mágoa me tem posto!"

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:

  1. idealismo amoroso.

  2. saudosismo inconformado.

  3. misticismo religioso.

  4. negativismo filosófico.

  5. mal do século.

137. (PUC-RS)

"sou como a pomba e como as vozes dela

É triste o meu cantar;

– Flor dos trópicos – cá na Europa fria

Eu definho corando noite e dia

Saudades do meu lar."

A estrofe acima salienta uma das linhas da reduzida temática da poesia de Casimiro de Abreu que é a:

  1. vida familiar.

  2. paisagem nativa.

  3. saudade da pátria.

  4. ternura sonhadora.

  5. timidez amorosa.

138. (UFU-MG) Sobre o movimento romântico brasileiro, é incorreto afirmar que:

  1. Gonçalves Dias foi um dos fundadores da revista Guanabara que, juntamente com Niterói, teve papel importante na divulgação e consolidação das primeiras manifestações românticas no Brasil.

  2. Em termos de história da literatura brasileira, poemas como os Timbiras e romances como Iracema são obras pioneiras quanto ao fato de abordarem o índio como figura temática.

  3. As Sextilhas de Frei Antão, de Gonçalves Dias, retomam a temática medieval, inserindo-se numa das vertentes do movimento romântico.

  4. Em relação ao Arcadismo, a produção poética romântica é marcada por maior liberdade rítmica, como se nota em I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.

  5. gênero épico, anteriormente trabalhado por Basílio da Gama e Santa Rita Durão, sobrevive no Romantismo fortemente associado ao sentimento nacionalista.

139. (UM-SP) A afirmação: "Enquanto, na Europa, os escritores voltavam-se para os tempos da Idade Média, valorizando os heróis que ajudaram a libertar e construir suas nações, no Brasil desenvolveu-se o Indianismo", que é uma das formas significativas assumidas pelo:

  1. nacionalismo realista

  2. sentimentalismo romântico

  3. sentimentalismo realista

  4. nacionalismo romântico

  5. realismo naturalista

140. (F.C.CHAGAS-BA)

"É bela a noite, quando grave estende

Sobre a terra dormente o negro manto

De brilhantes estrelas recamado;

Mas nessa escuridão, nesse silêncio

Que ele consigo traz, há um quê de horrível

Que espanta e desespera e geme n'alma;

Um quê de triste que nos lembra a morte!"

Os versos acima:

  1. ilustram a característica romântica da projeção do estado de espírito do poeta nos elementos da natureza.

  2. exemplificam a característica romântica do pessimismo, mal-do-século, que vê na natureza algo nefando, capaz de matar o poeta.

  3. exploram a característica romântica do sentimentalismo amoroso, que vê em tudo a tragédia do amor não correspondido.

  4. apontam a característica romântica do nacionalismo, que valoriza a paisagem de nossa terra.

  5. apresentam a característica romântica do descritivismo, capaz de valorização exagerada da natureza.

141. (FUVEST-SP)

"Já de morte o palor me cobre o rosto

Nos lábios meus o alento desfalece.

Surda agonia o coração fenece

E devora meu ser mortal desgosto!"

Neste fragmento, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se as características de qual tendência romântica?

  1. mal-do-século

  2. bucolismo

  3. poesia condoreira

  4. nacionalismo

  5. indianismo

142. (UFPE) A respeito de I-Juca Pirama, o belo poema de Gonçalves Dias, podemos afirmar:

  1. Trata-se de um poema lírico, onde não se percebem momentos de intensa dramaticidade.

  2. Não há multiplicidade de ritmos e metros, caracterizando sua monotonia formal.

  3. Trata-se de um poema intensamente autobiográfico.

  4. Desenvolve o forte amor platônico de Lindóia.

  5. Trata-se de um poemeto épico, onde o indianismo é exaltado.

143. (UCPR) Suspiros poéticos e saudades, Memórias póstumas de Brás Cubas, O mulato são, respectivamente, obras que marcam, no Brasil, a introdução dos seguintes movimentos literários:

  1. Romantismo, Simbolismo, Modernismo

  2. Romantismo, Realismo, Naturalismo

  3. Realismo, Simbolismo, Naturalismo

  4. Realismo, Modernismo, Parnasianismo

  5. Modernismo, Parnasianismo, Simbolismo

144. (UFSCar-SP) Assinale a opção que melhor preencha a lacuna existente no seguinte texto:

"Segundo a interpretação de Karl Mannehim, o ..... expressa os sentimentos dos descontentes com as novas estruturas: a nobreza, que já caiu, e a pequena burguesia que ainda não subiu: de onde, as atitudes saudosistas ou reivindicatórias que pontuam todo o movimento."

  1. Realismo

  2. Romantismo

  3. Modernismo

  4. Impressionismo

  5. Arcadismo

(FUVEST-SP) Texto para as questões 145 e 146.

"Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repelir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo do que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidade artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração."

(Antonio Candido, Formação da literatura brasileira)

145. (FUVEST-SP) Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos depreender que:

  1. gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.

  2. é possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado.

  3. amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.

  4. se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao autor em questão.

  5. se ama ou se repele o autor não citado por ele ser inferior aos dois citados.

146. (FUVEST-SP) Assinale a expressão que melhor denota o juízo pejorativo de Antonio Candido acerca de boa parte da poesia do autor não nomeado.

  1. "a ele só nos é dado (...) repelir"

  2. "sentiu e concebeu demais"

  3. "escreveu em tumulto"

  4. "versalhada"

  5. "o que resta"

147. (UM-SP)

"Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus!

Se é loucura... se é verdade

Tanto horror perante os céus...

Ó mar! por que não apagas

Co'a esponja de tuas vagas

De teu manto este borrão?...

Astros! noite! tempestades!

Rolai das imensidades!

Varrei os mares, tufão!..."

(Castro Alves)

Aponte a alternativa incorreta sobre o texto.

  1. Os versos 3 e 4 constituem o objeto direto do verbo dizer e, pela antítese, expressam o desespero do poeta.

  2. vocativo do verso 1 é retomado em toda a estrofe, por meio de outros vocativos, no mesmo tom de protesto grandiloqüente.

  3. Ao lado de Deus, na seqüência dos vocativos, estão as forças grandiosas da natureza, como o mar, os astros, a noite, as tempestades e, num desespero crescente do poeta, o tufão.

  4. Este borrão, objeto direto do verbo apagar, constitui uma metáfora de algo vergonhoso que recupera e aprofunda o horror do verso 4.

  5. No apelo desesperado do poeta, as grandiosas forças da natureza não são personificadas, mas, sim, coisificadas nos vocativos que as representam.

148. (FUVEST-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:

  1. pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.

  2. repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura européia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.

  3. constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

  4. refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.

  5. cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antigüidade clássica, representadas por suas ruínas.

149. (ITA-SP)

"A moça agitou então a fronte com uma vibração altiva:

– Mas o senhor não me abandonou pelo amor de Adelaide e sim pelo seu dote, um mesquinho dote de trinta contos! [...] Desprezasse-me embora, mas não descesse da altura em que o havia colocado dentro da minha alma. Eu tinha um ídolo; o senhor abateu-o de seu pedestal, e atirou-o no pó. Essa degradação do homem a quem eu adorava, eis o seu crime."

O excerto acima é do romance ....., cujas personagens principais são .... e .... .

  1. Memórias de um sargento de milícias/ Luisinha e Leonardo

  2. A escrava Isaura/ Isaura e Álvaro

  3. Senhora/ Aurélia e Fernando

  4. A Moreninha/ Carolina e Augusto

  5. Memórias póstumas de Brás Cubas/ Virgília e o narrador (Brás Cubas).

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