Questões de 201 a 240

Gabarito

201. (FCMSCSP)

"Não teve gueguê nem gagá. Seu Getúlio, me compreenda uma coisa, me desça o pau nessa corja. Eles lá muito monarcas no distúrbio e nós desboquemos pela praça Fausto Cardoso e casquemos a lenha. Cambada de cachorro, não acha vosmecê?"

O atual romance brasileiro, como exemplifica Sargento Getúlio (de João Ubaldo Ribeiro), a que pertence o excerto acima:

  1. deixando de lado a tradição regionalista da literatura brasileira, serve-se da linguagem coloquial para mostrar a importância dos meios de comunicação de massa na eliminação das peculiaridades dos falares locais.

  2. mantendo e enriquecendo a tradição regionalista, incorpora a linguagem oral como forma de expressão que não se dissocia da personagem e da ação.

  3. tendo encontrado na temática regional um filão desconhecido do público urbano, desenvolve-a numa linguagem que reproduz fielmente os falares locais.

  4. descobrindo novas formas de expressão até agora inexploradas, incorpora-as a um registro de linguagem de tendência clássica.

  5. retomando uma fonte esquecida depois do Romantismo, volta aos temas regionais, que documentam formas da cultura brasileira.

202. (VUNESP)

"Por que é então que este livro

tão longamente é enviado

a quem faz uma poesia

de distinta liga de aço?

Envio-o ao leitor malgrado

e intolerante, o que Pound

diz de todos o mais grato;

àquele que me sabendo

não poder ser de seu lado,

soube ler com acuidade

poetas revolucionados."

O trecho faz parte do poema-dedicatória "A Augusto de Campos" (Agrestes, 1985). O poeta, autor também de Auto do frade, Museu de tudo, A escola das facas, A educação pela pedra, etc., refere-se a Augusto de Campos como leitor ideal e alude à corrente poética a que este pertence. O autor do trecho e a corrente poética desse virtual leitor são, respectivamente:

  1. Ferreira Gullar e Concretismo.

  2. Haroldo de Campos e neoconcretismo.

  3. Caetano Veloso e Tropicalismo.

  4. João Cabral de melo Neto e Concretismo.

  5. Carlos Drummond de Andrade e "geração de 45".

203. (UFPR) Dias Gomes, Ariano Suassuna, Oduvaldo Vianna Filho e Plínio Marcos são dramaturgos brasileiros contemporâneos que escreveram, respectivamente:

  1. O santo inquérito, O auto da compadecida, O assalto, O abajur lilás.

  2. O berço do herói, A pena e a lei, O último carro, Quando as máquinas param.

  3. As primícias, Álbum de família, À prova de fogo, Barrela.

  4. O rei de Ramos, Farsa da boa preguiça, Senhora da boca do lixo, Homens de papel.

204. (UM-SP) A Poesia Concreta, lançada oficialmente em 1956, com a "Exposição Nacional de Arte Concreta" realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, teve três poetas que iniciaram tal experiência. São eles:

  1. Augusto dos Anjos, Haroldo de Campos e Oswald de Andrade.

  2. Alberto de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos

  3. Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos

  4. Oswald de Andrade, Décio Pignatari e Augusto de Campos.

  5. Augusto dos Anjos, Alberto de Campos e Haroldo de Campos.

205. (VUNESP) Observe as afirmações abaixo:

  1. O movimento reuniu músicos, escritores e pintores com a intenção de prestar uma homenagem póstuma a Mário de Andrade.

  2. Música, pintura, escultura, literatura estiveram presentes no movimento que viria introduzir oficialmente o Modernismo no Brasil.

  3. Um grupo de músicos baianos e cariocas agitaram o primeiro festival de música popular brasileira, realizado em São Paulo, coincidindo com uma exposição de pintura moderna, na década de trinta.

  4. Destacam-se os nomes de Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Di Cavalcanti, Villa-Lobos e Brecheret.

Tem relação com a Semana de Arte Moderna apenas:

  1. I, II e IV

  2. I, II e III

  3. II e IV

  4. I e IV

  5. III e IV.

206. (VUNESP) Oswald de Andrade pertenceu a um movimento literário que apresentava as características:

  1. rigor gramatical e métrica perfeita na construção do verso.

  2. preocupação com o culto e a descrição da natureza e dos seres.

  3. linguagem metafórica, sintaxe completa da frase e temas religiosos.

  4. bucolismo, idealização das personagens e imitação dos modelos greco-latinos.

  5. desrespeito ao rigor gramatical, liberdade temática e regionalismo.

207. (UFBA) São trechos que caracterizam a estética literária brasileira da geração de 22:

  1. "Invejo o ourives quando escrevo:

Imito o amor

Com que ele, em ouro, o alto-relevo

Faz de uma flor."

  1. "A Inspiração é fugaz, violenta. Qualquer

impecilho a perturba e mesmo emudece."

  1. "Quero antes o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbedos

O lirismo difícil e pungente dos bêbedos."

  1. "Destruo toda esta arquitetura de importação literária, grega, rococó, colonial, servil"

  2. "Longe do estéril turbilhão da rua,

Benedito, escreve! (...)

..........

Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"

208. (U.E. Londrina)

"Poema do beco

Que importa a paisagem, a Glória, a baia, a linha do horizonte?

– O que eu vejo é o beco."

O poema acima é exemplo:

  1. do desejo de evasão da lírica romântica.

  2. do realismo social e da retórica de Castro Alves.

  3. da tendência surrealista e mística de Jorge de Lima.

  4. da condensação poética e do lirismo de Manuel Bandeira.

  5. do rigor formal e do impessoalismo de João Cabral de Melo Neto.

209. (U.E. Londrina) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado

  1. a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.

  2. a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.

  3. ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.

  4. a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.

  5. a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.

210. (U.F. Uberlândia)

"Andorinha lá fora está dizendo:

– 'Passei o dia à toa, à toa!'

Andorinha, andorinha, minha

cantiga é mais triste!

Passei a vida à toa, à toa..."

(Manuel Bandeira)

Assinale a alternativa incorreta:

  1. trata-se de um poema épico porque ao grande tema corresponde a grande cena, e à grande cena corresponde a forma clássica, o que é uma característica básica da poesia de Manuel Bandeira.

  2. o poema pode ser lírico, dramático, mas, em certa medida, épico também porque reflete criticamente a épica da vida moderna, em que a grande aventura é amortizada pelo duro impacto da rotina.

  3. ao "dia" na primeira parte sucede a "vida" na segunda, aprofundando-se a mera observação pelo sentimento que a cena desencadeia no "eu lírico".

  4. os índices da rotina da vida são marcados pelas repetições, pelos diminutivos e pelo caráter humilde da cena observada. tudo gera um sentimento de tristeza frente à vida reduzida à esfera do cotidiano.

  5. pode-se dizer que a forma do poema é binária porque ele se divide em duas partes, com duas vozes, dois tempos e dois espaços: de um lado o "eu" que observa, de outro o "mundo" observado.

211. (U.F.MG) Todos os seguintes poemas, extraídos de Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, são marcados pela visualidade e pela síntese verbal, exceto

  1. "Aprendi com meu filho de dez anos

Que a poesia é a descoberta

Das coisas que eu nunca vi."

(3 de maio)

  1. "Bananeiras

Sol

O cansaço da ilusão

Igrejas

O ouro na serra de pedra

A decadência"

(São José del Rei)

  1. "Coqueiros

Aos dois

Aos três

Aos grupos

Altos

Baixos

(Longo da linha)

  1. "Lá fora o luar continua

E o trem divide o Brasil

Como um meridiano,"

(Noturno)

  1. "O transatlântico mesclado

Dlendlena e esguicha luz

Postretutas e famias sacolejam"

(Bonde)

212. (UFMG) Todos os seguintes fragmentos, retirados de manifestos do Modernismo brasileiro, apresentam princípios também contidos na obra Pau-Brasil, exceto

  1. A língua sem arcaísmos, sem arudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.

  2. A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.

  3. Contra os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica (...)

  4. Temos de construir essa grande nação, integrando na Pátria Comum todas as nossas expressões históricas, étnicas, sociais, religiosas e políticas. Pela força centrípeta do elemento tupi.

  5. Uma visão que bata nos cilindros dos moinhos, nas turbinas elétricas, nas usinas produtoras, nas questões cambiais, sem perder de vista o Museu Nacional

213. (UFMG) Todas as alternativas apresentam informações corretas sobre Pau-Brasil, exceto

  1. Atualiza a poesia parnasiana e recupera sua aura.

  2. Corrobora a idéia de que a modernidade deve ser radical.

  3. Opta por se aproximar da fala brasileira.

  4. Transgride os limites entre prosa e poesia.

  5. Utiliza a paródia e a linguagem neológica.

214. (CENTEC-Bahia)

"No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo de Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.

Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:

– Ai! que preguiça!..."

O trecho acima pertence a uma obra que representa um marco do:

  1. Naturalismo.

  2. Parnasianismo.

  3. Simbolismo.

  4. Pré-Modernismo.

  5. Modernismo.

215. (CENTEC-Bahia)

"Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais.

Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção

todos os ritmos sobretudo os inumeráveis"

O trecho acima apresenta como características do seu momento literário uma ruptura, respectivamente, em relação a:

  1. léxico – sintaxe – métrica.

  2. léxico – métrica – sintaxe

  3. sintaxe – léxico – métrica.

  4. sintaxe – métrica – léxico.

  5. métrica – léxico – sintaxe

216. (FATEC) As afirmações estão inteiramente corretas em:

  1. Apesar do interesse pela cultura brasileira e da ativa participação do movimento artístico representado pelo modernismo, Mário de Andrade só se dedicou à literatura.

  2. Mário de Andrade, escritor modernista que estendeu sua influência a todos os domínios da cultura brasileira, é também o criador da Academia Brasileira de Letras.

  3. Mário de Andrade, autor de Macunaíma, Paulicéia Desvairada, e Amar, Verbo Intransitivo é um autor autenticamente paulistano. A temática de sua obra restringe-se à cidade de São Paulo.

  4. Mário de Andrade, escritor brasileiro, desempenhou importante papel na Semana de Arte Moderna de 1922 e participou ativamente da renovação deflagrada pelo movimento modernista.

  5. Profundamente ligado à cultura popular brasileira, Mário de Andrade não valorizava os autores estrangeiros e jamais os mencionava em seus textos.

217. (FATEC)

"Os cavalinhos correndo,

E nós, cavalões, comendo...

Tua beleza, Esmeralda,

Acabou me enlouquecendo.

Os cavalinhos correndo,

E nós, cavalões, comendo...

O sol tão claro lá fora,

E em minh'alma– anoitecendo

(...)"

Lendo as estrofes acima, extraídas do poema" O rondó dos cavalinhos" de Manuel Bandeira, é possível afirmar que

  1. o uso da linguagem popular confere um tom patético e melancólico ao poema, destoando da elaboração estilística do conjunto da obra do autor.

  2. o vocabulário caracteriza-se pelo uso coloquial das palavras e pela simplicidade rigorosamente elaborada, elementos presentes em outros poemas de Manuel Bandeira.

  3. a descrição da cena vivida é entremeada por reflexões e sentimentos que tornam o poema confuso, mal elaborado.

  4. representam uma tendência do Modernismo brasileiro que, despojando o poema de ritmo e seriedade, transforma a literatura em piada.

  5. as rimas pobres, a simplicidade do ritmo e a regularidade dessas estrofes são elementos que contribuem para a superficialidade do poema.

218. (FATEC) Leia atentamente as características literárias que seguem.

  1. Visão de mundo centrada no indivíduo; liberdade de criação; sentimentalismo; evasão no tempo, no espaço e na morte; mal-do-século; eleição de heróis grandiosos; subjetividade; supervalorização do amor.

  2. Concepção mística da vida; interesse maior pelo particular do que pelo universal; ênfase na imaginação e na fantasia; conteúdo relacionado com o espiritual, o místico, o subconsciente e o inconsciente.

  3. Quanto à poesia: utilização de versos livres, livre associação de idéias, valorização de fatos e coisas do cotidiano, humor; quanto à prosa: emprego de períodos curtos, utilização da fala coloquial, preocupação com a realidade.

  4. Objetividade; semelhanças das personagens com o homem comum; condicionamento das personagens ao meio físico e social; detalhismo; crítica ao presente; valorização da inteligência e da razão.

Essas características gerais referem-se, respectivamente, aos estilos;

  1. Árcade; Barroco/ Parnasiano; Romântico.

  2. Barroco; Modernista; Realista/Naturalista; Simbolista.

  3. Parnasiano; Romântico; Árcade; Modernista.

  4. Romântico; Simbolista; Modernista; Realista/naturalista.

  5. Romântico; Barroco; Modernista; Simbolista.

219. (U.F. do R.G. do Sul) Considere as seguintes afirmações sobre o Modernismo.

  1. A crítica explícita contida no poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira, satiriza abertamente os processos formais perfeccionista dos poetas parnasianos.

  2. Oswald de Andrade pensava o fazer poético como uma criação livre de quaisquer limitações, que valorizasse tanto o falar brasileiro como os temas da vida cotidiana.

  3. Os vários manifestos e o número expressivo de revistas de caráter estético, lançados na década de 20, revelam processos de continuidade das idéias defendidas durante a realização da Semana de Arte Moderna.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I

  2. Apenas II

  3. Apenas III

  4. Apenas I e II

  5. I, II e III.

220. (U.F. do R.G. do SUL) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo.

São duas obras inovadoras, lançadas na década de 20. Em ...... Oswald de Andrade realiza a primeira grande experiência de prosa modernista na ficção brasileira, compondo a obra predominantemente através de capítulos curtos onde estão presentes elementos poéticos. Por seu turno, Mário de Andrade, em ......, apropria-se lendas indígenas, tradições populares e cenas da vida cotidiana para a criação do seu "herói sem nenhum caráter".

  1. Serafim Ponte Grande – Amar, Verbo Intransitivo

  2. Memórias Sentimentais de João Miramar – Macunaíma

  3. A Escada Vermelha – Belazarte

  4. Pau-Brasil – Primeiro Andar

  5. O Rei da Vela – Paulicéia Desvairada.

221. (U.F. do R. G. do SUL) considere as seguintes afirmações sobre o poema de Mário de Andrade.

"Eu sou feliz porque a Terra é uma bola.

A bola gira,

Gira o universo,

Giro também,

5- Sou Gira

Sou louco.

Sou Oco.

Sou homem!...

Sou tudo o que vocês quiserem,

10 -Mas que sou eu?

  1. O uso do verso livre e a exploração do espaço gráfico são marcas evidentes da modernidade do poema; a constituição das rimas, no entanto, revela uma forte influência romântica.

  2. O poeta se expressa no poema como um homem que se reconhece múltiplo e que está à procura de uma identidade.

  3. Palavras como "Gira" (verso 05) e "Louco" (verso 06) podem sugerir a idéia de que o poeta se vê marginalizado no mundo em que vive.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I

  2. Apenas II

  3. Apenas III

  4. Apenas II e III

  5. I, II e III.

222. (U.F. do Mato Grosso) Em relação ao Modernismo brasileiro em sua primeira fase, todas as afirmações seguintes são consideradas corretas, menos uma:

  1. "A poesia aproximou-se, na estrutura rítmica, vocabular e temática, da prosa."

  2. Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia são nomes que bem representam "os iconoclastas do momento inicial".

  3. O poema "José", de Carlos Drummond de Andrade, é tido como um dos mais populares desse tempo.

  4. Nesse momento histórico, estavam no poder os senhores rurais, "fortalecidos então pela vigorosa economia do café, que girava em torno do eixo São Paulo-Minas Gerais."

  5. "Esse sentido destruidor da literatura passadista processa-se no período que vai desde a realização da Semana de Arte Moderna até o ano de 1930, aproximadamente."

223. (U.F. Mato Grosso do Sul) Leia o texto

"Meu avô foi buscar prata

mas a prata virou índia

Meu avô foi buscar índio

mas o índio virou ouro

Meu avô foi buscar ouro

mas o ouro virou terra

Meu avô foi buscar terra

mas a terra virou fronteira

Meu avô, ainda intrigado,

foi modelar a fronteira:

E o Brasil tomou forma de harpa.

(Cassiano Ricardo)

Em relação ao texto, é correto afirmar que:

  1. o avô, no poema, simboliza os ancestrais brasileiros.

  2. o avô do poeta era bandeirante.

  3. o poema alude, implicitamente, ao tratado de Tordesilhas

  4. o poeta, veladamente, critica a ação dos jesuítas no período colonial.

  5. o autor do poema pertenceu ao mesmo movimento literário de Gonçalves Dias.

  6. o texto é exemplo de poesia práxis.

224. (PUCCAMP) Leia com atenção o seguinte excerto de Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade:

"Vejam por exemplo a Alemanha, que-dê raça mais forte? Nenhuma. E justamente porque mais forte e indestrutível neles o conceito de família. Os filhos nascem robustos. As mulheres são grandes e claras. São fecundas. O nobre destino do homem é se conservar sadio e procurar esposa prodigiosamente sadia. De raça superior, como ela, Fräulein. Os negros são de raça inferior. Os índios também. Os portugueses também."

No trecho acima,

  1. encontram-se as convicções autênticas do escritor Mário de Andrade quanto à superioridade racial dos alemães, que ele ardilosamente atribui a Fräulein, tornando-a seu porta-voz.

  2. o narrador utiliza uma técnica narrativa que gera o máximo distanciamento entre ele e a personagem, qual uma câmara que só capta a exterioridade de um objeto.

  3. o nacionalismo de Mário de Andrade faz com que ele caracterize o germanismo de Fräulein, já que o objetivo da narrativa é demonstrar a superioridade da cultura brasileira sobre as demais.

  4. surge, provocadoramente, a tese da "superioridade racial" do alemão, encarnada em Fräulein, que esta deverá testar no confronto com a suposta "inferioridade dos latinos", encarnada no adolescente Carlos.

  5. quem de fato está narrando é o chefe da família Sousa Costa, que admira a disciplina germânica e por esta razão contratou Fräulein como preceptora na iniciação sexual de seu filho Carlos.

225. (PUCCAMP)

"O alpinista

de alpenstock

desceu

nos Alpes"

O texto anterior, capítulo do romance memórias Sentimentais de João Miramar, exemplifica uma tendência do autor:

  1. procurar quebrar as barreiras entre poesia e prosa, utilizando estilo alusivo e elíptico.

  2. explorar o poema em forma de prosa, satirizando as manifestações literárias do Pré-Modernismo.

  3. buscar uma interpretação lírica de seu país, explorando a força sugestiva das palavras.

  4. utiliza o poema-piada, para satirizar tudo o que não fosse natural.

  5. procurar "ser regional e puro em sua época", negando influências das vanguardas européias.

226. (PUCCAMP)

"I

Pedro apenas trabalhou.

Ganhou mais, foi subindinho,

Um pão de terra comprou.

Um pão apenas, três quartos

E cozinha num subúrbio

Que tudo dificultou.

II

A cidade progredia

Em roda de minha casa

que os anos não trazem mais

Debaixo da bananeira

Sem nenhum laranjais"

Tanto no texto I, de Mário de Andrade, quanto no texto II, de Oswald de Andrade, encontram-se exemplos de uma das propostas dos modernistas de 1922. Assinale a alternativa em que essa proposta se explicita.

  1. "Os nossos poetas de hoje, possuindo um sentimento igual, e às vezes superior ao dos poetas antigos, sobre eles excelem pelo cuidado que dão à pureza da linguagem e pela habilidade com que variam e aperfeiçoam a métrica."

  2. "A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros".

  3. "Os tempos que vivemos são outros, tempos de técnica e comunicação maciça, tempos em que outra é a percepção da realidade (...); logo, tempos em que já não faria sentido o uso da unidade versolinear nem o da frase."

  4. "A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco."

  5. "O filho dos trópicos deve escrever numa linguagem propriamente sua, lânguida como ele, quente como o sol que a abrasa, grande e misteriosa como as suas matas seculares."

227. (PUCCAMP) Considere os textos abaixo:

Texto 1:

"Uma arte genuinamente brasileira, filha do céu e da terra, do Homem e do Mistério.

(Menotti del Picchia).

Texto 2:

"Acredito que o lirismo nascido do subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria fases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada".

(Mário de Andrade)

Assinale as idéias pregadas durante a Semana de Arte Moderna, presentes nos textos acima:

  1. Valorização das coisas brasileiras e abandono das regras rígidas da arte poética tradicional.

  2. Linguagem coloquial, valorização do folclore brasileiro, colonialismo cultural.

  3. Versos livres e crítica à sociedade patriarcal brasileira.

  4. Desejo de integração no mundo e atualização no que diz respeito às conquistas da técnica.

  5. Forma não-tradicional de poesia, nacionalismo e preocupação com as causas econômicas do atraso do povo brasileiro.

228. (UFV) leia o fragmento:

"Então a moça bonita casou com o Caraíba branco e pronto!... Nasceram, os gigantes de botas.

Mamelucos que eram a soma de todas as cores. Com sangue de índio mágico, de português lírico de espanhol fabuloso, de africano resmungão e plástico.

E que bateram à porta do sertão antropófago, num tropel formidável."

(Cassiano Ricardo)

Assinale a alternativa falsa em relação à postura nacionalista de Cassiano Ricardo:

  1. Visualiza o Brasil como um país ideal, que não oferece obstáculos ao problema da mistura de raças e culturas.

  2. Caracteriza-se por uma atitude de alegre aceitação do Brasil e dos brasileiros.

  3. Reafirma o lado positivo do encontro das três raças.

  4. Reconhece a condição das três raças do "sertão antropófago" para depois criticar.

  5. ignora os conflitos e os desdobramentos do encontro das três raças.

229. (U.E. de Londrina)

"A obra abre-se com um "Prefácio Interessantíssimo" em que o poeta declara ter fundado o desvairismo".

O texto acima refere-se a

  1. Oswald de Andrade em Memórias Sentimentais de João Miramar.

  2. Mário de Andrade em Paulicéia Desvairada.

  3. Manuel Bandeira em Ritmo Dissoluto.

  4. Mário de Andrade em A Escrava que não é Isaura.

  5. Cassiano Ricardo em Martim Cererê.

230. (U.E. de Londrina) Assinale a alternativa em que melhor se caracteriza a Semana de Arte Moderna.

  1. Constituiu marco histórico-literário, ponto de partida para profundas modificações na arte brasileira.

  2. Foi um movimento artístico ocorrido no Rio de Janeiro, como conseqüência direta do conflito mundial de 1914-1918.

  3. foi um movimento literário que contou com vinte e dois artistas, daí o nome "Semana de 22".

  4. foi um marco histórico-literário, porque se constituiu num movimento isento de influências estrangeiras.

  5. Introduziu um movimento literário brasileiro, embora sempre baseado em modelos estéticos portugueses.

231. (U.E. de Londrina) As relações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem

  1. a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.

  2. a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário.

  3. a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo.

  4. a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo.

  5. o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

232. (U.E. de Londrina) Em relação à Semana de Arte Moderna é correto afirmar que

  1. nela se realizou uma retrospectiva da produção artística brasileira do período simbolista.

  2. escritores que participaram dela, como Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, exerceram sua atividade literária tanto em prosa quanto em poesia.

  3. centros acadêmicos se fizeram presentes a fim de discutirem a crise brasileira do momento.

  4. nela se encenou a peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade.

  5. nela se discutiram as condições políticas para a implementação de um novo modelo industrial no Brasil.

233. (U.E. de Londrina) Leia com muita atenção este poema:

"CONSOADA

Quando a Indesejada das gentes chegar

(Não sei se dura ou caroável),

Talvez eu tenha medo,

Talvez sorria, ou dia:

– Alô, iniludível!

O meu dia foi bom, pode a noite descer.

(A noite com os seus sortilégios)

Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,

A mesa posta,

Com cada coisa em seu lugar."

(BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. 19a ed. Rio, José Olympio, 1989, p.152).

Nestes versos, o poeta revela:

  1. sua convivência familiar com a morte em razão da tuberculose que o acompanhou desde a juventude;

  2. seu desencanto diante da vida que não pôde viver normalmente por causa da doença;

  3. seu sentimento de religiosidade e fé diante da vida e da morte;

  4. seu inconformismo diante do destino que a vida lhe reservou;

  5. sua tranqüilidade diante da morte por haver cumprido seu papel na vida.

234. (U.E. de Londrina) Considere os versos abaixo.

"Andorinha lá fora está dizendo

– Passei o dia à toa, à toa!"

"Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei."

"– O Senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado."

"Mas basta de lero-lero

Vida noves fora zero."

Eles foram escritos por:

  1. Vinícius de Moraes;

  2. Vicente de Carvalho;

  3. Carlos Drummond de Andrade;

  4. Mário de Andrade;

  5. Manuel Bandeira.

235. (U.E. de Londrina) O Modernismo brasileiro teve seu marco inicial com a Semana de Arte Moderna em 1922. Dois anos após, houve a cisão do Modernismo. Desta ruptura resultou o surgimento de quatro correntes artísticas, em São Paulo. São elas:

  1. Verdeamarelismo, Pau-Brasil, Anta, Antropofagia;

  2. Anta, Dinamismo, Objetivista, Futurista, Antropofagia;

  3. Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo, Festa;

  4. Futurismo, Pau-Brasil, Anta, Verdeamarelismo;

  5. Dinamismo Objetivista, Surrealismo, Anta, Festa.

236. (U.E. de Londrina) Na primeira fase do Modernismo no Brasil,

  1. impuseram-se os nomes pioneiros de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Coelho Neto.

  2. firmou-se uma nova tendência do romance regionalista, com Graciliano Ramos e José Lins do Rego.

  3. propuseram-se idéias e obras revolucionárias, como Macunaíma e Memórias Sentimentais de João Miramar.

  4. promoveu-se o surgimento de ficcionistas renovadores, mas em nada foi afetada a linguagem dos poetas.

  5. propiciou-se a renovação da linguagem, não ocorrendo o mesmo com a música e a pintura.

237. (U.E. de Londrina) A linguagem empregada por Mário de Andrade em Amar, Verbo Intransitivo prevê:

  1. uma sistemática paródia da linguagem clássica;

  2. uma paródia da fraseologia parnasiana;

  3. uma sistemática imitação dos falares regionais;

  4. uma coloquialidade controlada pelo rigor gramatical;

  5. uma tentativa de reproduzir a fala do ambiente urbano-industrial.

238. (U.E. de Londrina) O narrador de Amar, Verbo Intransitivo

  1. É o próprio Mário de Andrade, que utiliza exclusivamente o foco de terceira pessoa, não-onisciente.

  2. Não se dá a conhecer, dado que seu foco é onisciente.

  3. Alterna a narração subjetiva, em primeira pessoa, com a narração em terceira pessoa, de caráter onisciente.

  4. É exclusivamente de primeira pessoa, e, portanto, não é onisciente.

  5. É o de uma primeira pessoa, que se limita ao foco de observação.

239. (FUVEST) Elemento coletivo e contagiante o canto funciona como fator de solidariedade entre as pessoas que se agrupam, na estação, em volta da personagem: o canto permite que dividam com ela a mágoa da partida dos parentes loucos e preenche o vazio que fica. Entre os contos de Primeiras estórias abaixo nomeados, em qual deles se encontra esta situação?

  1. "Partida do audaz navegante";

  2. "As margens da alegria";

  3. "Fatalidade";

  4. "Nenhum, nenhuma";

  5. "Sorôco, sua mãe, sua filha";

240. (FUVEST)

"Canta, canta, canarinho, ai, ai, ai...

Não cantes fora de hora, ai, ai, ai...

A barra do dia aí vem, ai, ai, ai...

Coitado de quem namora!..."

Esta quadrinha é a epígrafe do conto Sarapalha. Ela aponta para o clímax da estória que se dá por ocasião:

  1. da eleição de seu Major Vilhena: tiroteio com três mortes.

  2. da confissão de Argemiro e sua expulsão da casa de Ribeiro.

  3. do casamento de Luísa com o boiadeiro e despedida dos primos;

  4. da morte do boiadeiro, que Argemiro mata em respeito ao primo.

  5. da declaração de Ribeiro e ruptura deste com o boiadeiro.

Previous Next