81. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
82. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:
83. (Cesgranrio-RJ) O próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas vezes feroz.
Assinale a opção em que o autor se mantém dentro dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:
(FUVEST-SP) - Questões de 84 a 86
Leia com atenção:
"Os ritos semibárbaros dos Piagas,
Cultores de Tupã, e a terra virgem
Donde como dum tronco enfim se abriram
Da cruz de Cristo os piedosos braços;
As festas e batalhas mal sangradas
Do povo americano, agora extinto,
Hei de cantar na lira.
Cantor modesto e humilde,
A fronte não cingi de mirto e louro,
Antes de verde rama engrinaldei-a;
De agrestes flores enfeitando a lira;
Não me assentei nos cimos do Parnaso.
(...)
Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho."
84. (FUVEST-SP) O poema de que se extraiu o texto acima pode ser considerado, sob o ponto de vista da "escola" literária ou estilo de época, como:
85. (FUVEST-SP) Nos versos acima, o autor promete cantar:
86. (FUVEST-SP) No verso "Não me assentei nos cimos do Parnaso", pode-se dizer que o poeta:
87. (UFPA) Marque a única alternativa certa a respeito de Gonçalves Dias e de Martins Pena:
88. (UCP-PR) Livros indianistas de José de Alencar:
89. (PUC-RS) A vida carioca na época de ..... é retratada com vivacidade, de maneira intencionalmente......, numa linguagem ....., em Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
90. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos correspondia, também, à liberdade formal esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:
91. (UCP-PR) "O público gostava de obras que lhe permitissem auto-identificar-se com as personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses."
O texto acima faz referência à estética:
92. (UM-SP) Dentro do Romantismo, encontramos um romance que, por apresentar personagens das classes sociais mais baixas, além do tom picaresco, aproxima-se de aspectos realistas. Trata-se de:
93. (FUVEST-SP)
Autor que levava no palco a sociedade portuguesa da primeira metade do século XVI, vivenciando, na expressão de António José Saraiva, o reflexo da crise.
Autuou na linha do teatro de costumes, associou o burlesco e o cômico em dramas e comédias ao retratar flagrantes da vida brasileira.
Os enunciados referem-se, respectivamente, aos teatrólogos:
(CESGRANRIO-RJ) Questões 94, 95 e 96
A São Paulo
Pátria de heróis, berço de guerreiros,
tu és o louro mais brilhante e puro,
O mais belo florão dos Brasileiros!
Foi no teu solo, em borbotões de sangue
Que a fronte ergueram destemidos bravos,
Gritando altivos ao quebrar dos ferros:
Antes a morte que um viver de escravos!
foi nos teus campos de mimosas flores,
À voz das aves, ao soprar do norte,
Que um rei potente às multidões curvadas
Bradou soberbo Independência ou morte!
Foi de teu seio que surgiu, sublime,
Trindade eterna de heroísmo e glória,
Cujas estátuas, cada vez mais belas,
Dormem nos templos da Brasília história!
Eu te saúdo, ó majestosa plaga.
Fila dileta, estrela da nação,
Que em brios santos carregastes os círios
À voz cruenta de feroz Bretão!
Pejaste os ares de sagrados cantos,
Ergueste os braços e sorriste à guerra,
Mostrando ousada ao murmurar das turbas
Bandeira imensa da Cabrália terra!
Eia! Caminha o Partenon da glória
Te guarda o louro que premia os bravos!
Voa ao combate repetindo a lenda:
Morrer mil vezes que viver escravos!
(Fagundes Varela, O estandarte auriverde)
94. (CESGRANRIO-JR) Com relação às estrofes indicadas nos parênteses, pode-se afirmar que o poeta:
95. (CESGRANRIO-RJ) Tendo em vista o texto, assinale a opção com duas características do Romantismo presentes no poema:
96. (CESGRANRIO-RJ) A escolha do tema e o gosto da eloqüência e da oratória aproximam esse texto da poesia romântica de:
97. (UM-SP)
"Alencar retrata a sociedade carioca de época, o Rio do II Reinado, apontando alguns aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses. Seus romances giram em torno de intrigas de amor, desigualdades econômicas, mas tudo com final feliz, onde o amor sempre vence."
Assinale a alternativa que condiz com a afirmação acima:
98. (FUVEST-SP)
"Era este homem em proporções infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, e excessivamente calvo; usava de óculos, tinha pretensões de latinista, e dava bolos nos discípulos por dá cá aquela palha. O barbeiro entrou acompanhado pelo afilhado, que ficou um pouco escabriado à vista do aspecto da escola, que nunca tinha imaginado." (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias)
Observando-se, neste trecho, os elementos descritivos, o vocabulário e, especialmente, a lógica da exposição, verifica-se que a posição do narrador frente aos fatos narrados caracteriza-se pela atitude:
99. (ITA-SP) Observe as afirmações abaixo:
Estão corretas:
100. (MACK-SP) Um romance romântico brasileiro, envolvendo aspectos regionalistas, fugindo da temática urbana, é:
101. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:
Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.
Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta européia de volta ao passado. A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.
Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.
Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.
Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:
102. (MACK-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel das relações do índio brasileiro com o homem europeu.
Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses, o princípio de sua miscigenação, e, posteriormente, o mesmo já totalmente cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.
Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente, nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.
103. (MACK-SP) Apesar de encaixado na segunda geração da poesia romântica brasileira, esse poeta já mostra traços do condoreirismo, o que o aproxima da terceira geração.
Assinale a alternativa em que se encontra o nome de tal poeta.
104. (FUC-MT) Considerando as seguintes afirmações:
Referências a Manuel Antônio de Almeida aparecem apenas em:
105. (PUC-RS)
"Outras criticam de uma gorda vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que vieram para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dândi que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos."
A descrição do sarau demonstra que o romance de Joaquim Manuel de Macedo, apesar do ambiente brasileiro, é uma ..... ao folhetim romântico europeu.
106. (VUNESP-SP) Leia atentamente os versos seguintes:
"Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro."
Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:
107. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Fagundes Varela.
108. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre".
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
109. (USF-SP)
"Dizem que há gozos nas mundanas galas,
mas eu não sei em que o prazer consiste.
Ou só no campo, ou no rumor das salas,
Não sei por quê mas a minh'alma é triste!"
Nos versos acima encontra-se típico exemplo do estado de espírito do poeta que:
110. (PUC-RS)
Cena IV
Entra Marcelo vestido à paulista, isto é, de bota branca, calça e jaqueta de ganga azul e ponche de pano azul forrado de baeta vermelha. O seu falar é carregado.
(...)
Marcelo: Tenho andado passeando pela cidade.
José Antônio: Aonde foi?
Marcelo: À Rua do Ouvidor. Vi muitas coisinhas bonitas penduradas nas vidraças e umas figuras que pareciam gente viva, andando assim à roda. (Anda à roda).
José Antônio: Isso é na casa dos cabeleiros.
Marcelo: É isso mesmo, que lá vi muitos cabelos nas portas. Entrei numa casa onde estavam tocando um instrumento muito bonito; o homem tocava assim. (Faz ação de quem toca realejo.)
José Antônio: Foi no canto do Beco dos Cancelas. É um realejo que chama os tolos."
No diálogo entre Marcelo e José Antônio, em O Diletante, Martins Pena ressalta a
111. (UFSC) Leia o texto abaixo e, depois, indique as proposições corretas:
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá."
(Gonçalves Dias)
112. (PUC-PR)
"Nas horas mortas da noite
Como é doce o meditar
Quando as estrelas cintilam
Nas ondas quietas do mar!
Quando a lua majestosa
Surgindo linda e formosa,
Como donzela vaidosa
Nas águas se vai mirar!"
A primeira estrofe do poema Saudades, de Casimiro de Abreu, tem demonstra a tendência do autor de:
113. (CEFET-MG) Poesia de caráter extremamente subjetivo, com predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada, principalmente, pelo dualismo aspiração e temor à morte.
Esta afirmativa caracteriza a obra de:
114. (UFV-MG) A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
115. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um poema, dividido em seis partes, e que, na última, após referir-se com revolta à Bandeira Nacional, clama pela intervenção daqueles que o autor chama de "heróis do Novo Mundo".
116. (FAFEOD-MG) Assinale a alternativa que apresenta eventos que marcaram e favoreceram o Romantismo.
117. (PUC-RS)
"Eu lhe vou contar a história das lágrimas de amor, tal qual a ouvi, à minha avó, que em pequena a aprendeu de um velho gentio que nesta ilha habitava. Era no tempo em que ainda os Portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz; esta pequena ilha abundava de belas aves, e em derredor pescava-se excelente peixe. Uma jovem Tamoia cujo rosto moreno parecia tostado pelo fogo em que ardia-lhe o coração; uma jovem Tamoia linda e sensível tinha por habitação esta rude gruta, onde ainda então não se via a fonte que hoje vemos."
A lenda "das lágrimas de amor", a referência a uma das ilhas da Baía da Guanabara pertencem ao romance ..... de Joaquim Manuel de Macedo.
118. (PUC-RS)
"O Inglês marinheiro frio
Que ao nascer no mar se achou
(Porque a Inglaterra é um navio
Que Deus na Mancha ancorou)
Rijo entoa pátrias glórias
Lembrando o orgulhoso histórias
De Nélson e de Aboukir.
o Francês predestinado
Canta os louros do passado
E os loureiros do porvir."
Como demonstra a estrofe, o romantismo de Castro Alves caracteriza-se pelo:
119. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
120. (MACK-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que: