Questões de 81 a 120

Gabarito

81. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:

  1. artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;

  2. importante é o culto da forma, a arte pela arte;

  3. a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;

  4. enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo;

  5. a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

82. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:

  1. Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.

  2. Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.

  3. Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.

  4. Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.

  5. Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

83. (Cesgranrio-RJ) O próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas vezes feroz.

Assinale a opção em que o autor se mantém dentro dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:

  1. "Dos prazeres do amor as primícias,/ De meu pai entre os braços gozei;/ E de amor as extremas delícias/ Deu-me um filho, que dele gerei." (Bernardo Guimarães)

  2. "Como dormia! Que profundo sono!.../ tinha na mão o ferro do engomado.../ Como roncava maviosa e pura!.../ Quase caí na rua desmaiado!" (Álvares de Azevedo)

  3. "(Damas da nobreza) – Não precisa aprendê/ Quem tem pretos p'herdá/ e escravidão p'escrevê;/ Basta tê/ Burra d'ouro e casá." (Sousândrade)

  4. "Porque Deus pôs em meu peito/ Um tesouro de harmonia:/ Deu-me a sina de seus anjos,/ Deu-me o dom da poesia.' (Junqueira Freire)

  5. "Nem há de negá-lo – não há doce lira/ Nem sangue de poeta ou alma virgem/ Que valha o talismã que no oiro vibra!" (Álvares de Azevedo)

(FUVEST-SP) - Questões de 84 a 86

Leia com atenção:

"Os ritos semibárbaros dos Piagas,

Cultores de Tupã, e a terra virgem

Donde como dum tronco enfim se abriram

Da cruz de Cristo os piedosos braços;

As festas e batalhas mal sangradas

Do povo americano, agora extinto,

Hei de cantar na lira.

Cantor modesto e humilde,

A fronte não cingi de mirto e louro,

Antes de verde rama engrinaldei-a;

De agrestes flores enfeitando a lira;

Não me assentei nos cimos do Parnaso.

(...)

Cantor das selvas, entre bravas matas

Áspero tronco da palmeira escolho."

84. (FUVEST-SP) O poema de que se extraiu o texto acima pode ser considerado, sob o ponto de vista da "escola" literária ou estilo de época, como:

  1. arcaico

  2. pré-modernista

  3. arcádico

  4. simbolista

  5. romântico

85. (FUVEST-SP) Nos versos acima, o autor promete cantar:

  1. as batalhas incruentas entre indígenas e americanos

  2. a Terra de Santa Cruz, então extinta

  3. a cultura e o ambiente do povo indígena

  4. a realiza dos ritos, mirtos e louros semibárbaros

  5. as flores agrestes dos píncaros do Parnaso.

86. (FUVEST-SP) No verso "Não me assentei nos cimos do Parnaso", pode-se dizer que o poeta:

  1. critica o parnasianismo brasileiro;

  2. não aceita os princípios do Realismo-Naturalismo;

  3. rejeita a temática sentimentalista;

  4. despreza a inspiração divina;

  5. recusa-se a seguir os cânones do Classicismo.

87. (UFPA) Marque a única alternativa certa a respeito de Gonçalves Dias e de Martins Pena:

  1. escreveram peças de teatro rigorosamente de acordo com as leis do teatro clássico.

  2. deixaram-nos excelentes poemas líricos.

  3. escreveram peças teatrais em que se constata influência do Romantismo.

  4. tiveram seus dramas históricos representados, na época, com grande sucesso.

  5. evitaram em suas peças de teatro o uso de linguagem simples e direta.

88. (UCP-PR) Livros indianistas de José de Alencar:

  1. Iracema, Ubirajara, Inocência

  2. guarani, Iracema, A escrava Isaura

  3. A Moreninha, Iracema, Lucíola

  4. Memórias de um sargento de milícias, O Guarani, O tronco do ipê

  5. Ubirajara, O guarani, Iracema.

89. (PUC-RS) A vida carioca na época de ..... é retratada com vivacidade, de maneira intencionalmente......, numa linguagem ....., em Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

  1. Mem de Sá – histórica – desalinhada

  2. Duarte Coelho – biográfica – retórica

  3. D. Maria I – folhetinesca – pedante

  4. D. João VI – humorística – simples

  5. D. Pedro I – sentimental – popular.

90. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:

  1. observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.

  2. registra-se o abandono total do soneto.

  3. verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.

  4. ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.

  5. usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.

91. (UCP-PR) "O público gostava de obras que lhe permitissem auto-identificar-se com as personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses."

O texto acima faz referência à estética:

  1. barroca

  2. simbolista

  3. modernista

  4. romântica

  5. parnasiana

92. (UM-SP) Dentro do Romantismo, encontramos um romance que, por apresentar personagens das classes sociais mais baixas, além do tom picaresco, aproxima-se de aspectos realistas. Trata-se de:

  1. A Moreninha

  2. Memórias de um sargento de milícias

  3. moço loiro

  4. Senhora

  5. A mão e a luva

93. (FUVEST-SP)

Autor que levava no palco a sociedade portuguesa da primeira metade do século XVI, vivenciando, na expressão de António José Saraiva, o reflexo da crise.

Autuou na linha do teatro de costumes, associou o burlesco e o cômico em dramas e comédias ao retratar flagrantes da vida brasileira.

Os enunciados referem-se, respectivamente, aos teatrólogos:

  1. Camilo Castelo Branco e José de Alencar

  2. Machado de Assis e Miguel Torga

  3. Gil Vicente e Nélson Rodrigues

  4. Gil Vicente e Martins Pena

  5. Camilo Castelo Branco e Nélson Rodrigues

(CESGRANRIO-RJ) Questões 94, 95 e 96

A São Paulo

Pátria de heróis, berço de guerreiros,

tu és o louro mais brilhante e puro,

O mais belo florão dos Brasileiros!

Foi no teu solo, em borbotões de sangue

Que a fronte ergueram destemidos bravos,

Gritando altivos ao quebrar dos ferros:

Antes a morte que um viver de escravos!

foi nos teus campos de mimosas flores,

À voz das aves, ao soprar do norte,

Que um rei potente às multidões curvadas

Bradou soberbo – Independência ou morte!

Foi de teu seio que surgiu, sublime,

Trindade eterna de heroísmo e glória,

Cujas estátuas, – cada vez mais belas,

Dormem nos templos da Brasília história!

Eu te saúdo, ó majestosa plaga.

Fila dileta, – estrela da nação,

Que em brios santos carregastes os círios

À voz cruenta de feroz Bretão!

Pejaste os ares de sagrados cantos,

Ergueste os braços e sorriste à guerra,

Mostrando ousada ao murmurar das turbas

Bandeira imensa da Cabrália terra!

Eia! – Caminha o Partenon da glória

Te guarda o louro que premia os bravos!

Voa ao combate repetindo a lenda:

– Morrer mil vezes que viver escravos!

(Fagundes Varela, O estandarte auriverde)

94. (CESGRANRIO-JR) Com relação às estrofes indicadas nos parênteses, pode-se afirmar que o poeta:

  1. elogia a submissão do povo a D. Pedro. (3ª estrofe)

  2. prevê o surgimento de Brasília. (4ª estrofe)

  3. defende o credo cristão contra o paganismo. (5ª estrofe)

  4. incita os ânimos frente à possibilidade de derrota. (6ª estrofe)

  5. apregoa a glória para os heróis da nação. (7ª estrofe)

95. (CESGRANRIO-RJ) Tendo em vista o texto, assinale a opção com duas características do Romantismo presentes no poema:

  1. entendimento racional do mundo/adjetivação abundante

  2. polarização entre o Bem e o Mal/rigidez métrica

  3. exaltação do heroísmo/musicalidade acentuada

  4. assimilação do ideário liberal/valorização da simplicidade do povo brasileiro

  5. temática de fundo histórico/presença da cor local

96. (CESGRANRIO-RJ) A escolha do tema e o gosto da eloqüência e da oratória aproximam esse texto da poesia romântica de:

  1. Gonçalves Dias

  2. Castro Alves

  3. Álvares de Azevedo

  4. Casimiro de Abreu

  5. Sousândrade.

97. (UM-SP)

"Alencar retrata a sociedade carioca de época, o Rio do II Reinado, apontando alguns aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses. Seus romances giram em torno de intrigas de amor, desigualdades econômicas, mas tudo com final feliz, onde o amor sempre vence."

Assinale a alternativa que condiz com a afirmação acima:

  1. romance histórico – Minas de prata

  2. romance urbano – Til

  3. romance regional – Cinco minutos

  4. romance histórico – O tronco do ipê

  5. romance urbano – Senhora

98. (FUVEST-SP)

"Era este homem em proporções infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, e excessivamente calvo; usava de óculos, tinha pretensões de latinista, e dava bolos nos discípulos por dá cá aquela palha. O barbeiro entrou acompanhado pelo afilhado, que ficou um pouco escabriado à vista do aspecto da escola, que nunca tinha imaginado." (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias)

Observando-se, neste trecho, os elementos descritivos, o vocabulário e, especialmente, a lógica da exposição, verifica-se que a posição do narrador frente aos fatos narrados caracteriza-se pela atitude:

  1. crítica, em que os costumes são analisados e submetidos a julgamento.

  2. lírico-satírica, apontando para um juízo moral pressuposto.

  3. cômico-irônica, com abstenção de juízo moral definitivo.

  4. analítica, em que o narrador onisciente prioriza seu afastamento do narrado.

  5. imitativa ou de identificação, que suprime a distância entre o narrador e o narrado

99. (ITA-SP) Observe as afirmações abaixo:

  1. "eu" romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão. No tempo, recriando a Idade Média Gótica e embruxada. No espaço, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.

  2. A natureza romântica é expressiva. Ao contrário da natureza árcade, decorativa. Ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do sol o real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: o sonho, a imaginação.

  3. No romantismo, a epopéia, expressão heróica já em crise no séc. XVIII, é substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livre das peias de organização interna que marcavam a narrativa em verso. Renascem, por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo aos metros livres, de cadência popular, as redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo.

Estão corretas:

  1. todas.

  2. apenas a I.

  3. apenas a I e a II.

  4. apenas a II e a III.

  5. apenas a I e a III.

100. (MACK-SP) Um romance romântico brasileiro, envolvendo aspectos regionalistas, fugindo da temática urbana, é:

  1. Senhora.

  2. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

  3. Inocência.

  4. Dom Casmurro.

  5. Macunaíma.

101. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:

Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.

Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta européia de volta ao passado. A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.

Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.

Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.

Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:

  1. históricos, indianistas, urbanos, regionalistas.

  2. regionalistas, históricos, indianistas, urbanos.

  3. indianistas, históricos, regionalistas, urbanos.

  4. urbanos, indianistas, regionalistas, históricos.

  5. urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.

102. (MACK-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel das relações do índio brasileiro com o homem europeu.

Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses, o princípio de sua miscigenação, e, posteriormente, o mesmo já totalmente cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.

Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente, nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.

  1. Iracema – Ubirajara – O Sertanejo

  2. As Minas de Prata – Til – O Sertanejo

  3. Lucíola – A Pata da Gazela – Ubirajara

  4. Ubirajara – Senhora – Til

  5. Ubirajara – Iracema – O Guarani

103. (MACK-SP) Apesar de encaixado na segunda geração da poesia romântica brasileira, esse poeta já mostra traços do condoreirismo, o que o aproxima da terceira geração.

Assinale a alternativa em que se encontra o nome de tal poeta.

  1. Fagundes Varela

  2. Álvares de Azevedo

  3. Casimiro de Abreu

  4. Basílio da Gama

  5. Castro Alves

104. (FUC-MT) Considerando as seguintes afirmações:

  1. reconstitui a paisagem urbana do Rio de Janeiro do começo do século XIX.

  2. suas personagens revelam tradição, cultura e sentimentos elevados.

  3. dá relevância à análise dos conflitos psicológicos das personagens.

  4. substitui a gravidade da narrativa por situações humorísticas.

  5. critica a visão burguesa do casamento como meio de ascensão social.

Referências a Manuel Antônio de Almeida aparecem apenas em:

  1. I e II.

  2. II e III.

  3. I e IV.

  4. II e V.

  5. III e IV.

105. (PUC-RS)

"Outras criticam de uma gorda vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que vieram para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dândi que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos."

A descrição do sarau demonstra que o romance de Joaquim Manuel de Macedo, apesar do ambiente brasileiro, é uma ..... ao folhetim romântico europeu.

  1. adaptação

  2. oposição

  3. negação

  4. crítica

  5. sátira.

106. (VUNESP-SP) Leia atentamente os versos seguintes:

"Eu deixo a vida como deixa o tédio

Do deserto, o poento caminheiro

– Como as horas de um longo pesadelo

Que se desfaz ao dobre de um sineiro."

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:

  1. revolta diante da morte.

  2. aceitação da vida como um longo pesadelo.

  3. aceitação da morte como a solução

  4. tristeza pelas condições de vida.

  5. alegria pela vida longa que teve.

107. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Fagundes Varela.

  1. É um poeta de transição entre a segunda e a terceira geração romântica.

  2. Cantos Meridionais são poesias de cunho lírico, associado aos panoramas tropicais.

  3. Cântico do Calvário é uma elegia escrita em memória do filho.

  4. A religiosidade é um tema presente em parte de sua obra.

  5. É na poesia indianista que atinge o ponto mais elevado de sua produção poética.

108. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre".

Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:

  1. amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.

  2. Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.

  3. A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.

  4. Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.

  5. A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.

109. (USF-SP)

"Dizem que há gozos nas mundanas galas,

mas eu não sei em que o prazer consiste.

– Ou só no campo, ou no rumor das salas,

Não sei por quê – mas a minh'alma é triste!"

Nos versos acima encontra-se típico exemplo do estado de espírito do poeta que:

  1. se considerava "arauto das inquietações populares".

  2. experimentou o "mal do século".

  3. cantou as tradições indígenas, na primeira geração romântica.

  4. procurava a perfeição técnica na descrição objetiva das coisas.

  5. queria combater o "mau gosto" barroco e procurava imitar os clássicos gregos e latinos.

110. (PUC-RS)

Cena IV

Entra Marcelo vestido à paulista, isto é, de bota branca, calça e jaqueta de ganga azul e ponche de pano azul forrado de baeta vermelha. O seu falar é carregado.

(...)

Marcelo: Tenho andado passeando pela cidade.

José Antônio: Aonde foi?

Marcelo: À Rua do Ouvidor. Vi muitas coisinhas bonitas penduradas nas vidraças e umas figuras que pareciam gente viva, andando assim à roda. (Anda à roda).

José Antônio: Isso é na casa dos cabeleiros.

Marcelo: É isso mesmo, que lá vi muitos cabelos nas portas. Entrei numa casa onde estavam tocando um instrumento muito bonito; o homem tocava assim. (Faz ação de quem toca realejo.)

José Antônio: Foi no canto do Beco dos Cancelas. É um realejo que chama os tolos."

No diálogo entre Marcelo e José Antônio, em O Diletante, Martins Pena ressalta a

  1. sofisticação do diletante.

  2. semelhança entre o campo e a cidade.

  3. simplicidade do homem do interior.

  4. fascinação pelos acontecimentos da corte.

  5. aversão do citadino pelo caipira.

111. (UFSC) Leia o texto abaixo e, depois, indique as proposições corretas:

"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá."

(Gonçalves Dias)

  1. poema da estrofe acima tem por título Canção do Exílio

  2. autor estabelece a seguinte analogia: o sabiá representa o poeta; e a palmeira, o Brasil.

  3. A saudade do eu-lírico se prende ao distanciamento geográfico e não ao distanciamento temporal.

  4. poeta assume o papel de exilado ao produzir o poema em Coimbra, 1843.

112. (PUC-PR)

"Nas horas mortas da noite

Como é doce o meditar

Quando as estrelas cintilam

Nas ondas quietas do mar!

Quando a lua majestosa

Surgindo linda e formosa,

Como donzela vaidosa

Nas águas se vai mirar!"

A primeira estrofe do poema Saudades, de Casimiro de Abreu, tem demonstra a tendência do autor de:

  1. utilizar uma linguagem rebuscada, complexa.

  2. refletir sobre a natureza, sem estabelecer juízos de valor.

  3. tratar de temas comuns à subjetividade humana.

  4. extravasar sentimentos de profunda tristeza.

  5. analisar o tema saudade, expressando exacerbada sensualidade.

113. (CEFET-MG) Poesia de caráter extremamente subjetivo, com predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada, principalmente, pelo dualismo – aspiração e temor à morte.

Esta afirmativa caracteriza a obra de:

  1. Artur Azevedo.

  2. Junqueira Freire.

  3. Laurindo Rabelo.

  4. Álvares de Azevedo.

  5. Fagundes Varela.

114. (UFV-MG) A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

  1. amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse.

  2. espaço é o Rio de Janeiro, especificamente o Centro, Laranjeiras e Santa Tereza.

  3. narrador é onisciente, de terceira pessoa.

  4. sentimento da natureza, comum aos românticos, faltava ao herói.

  5. Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.

115. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um poema, dividido em seis partes, e que, na última, após referir-se com revolta à Bandeira Nacional, clama pela intervenção daqueles que o autor chama de "heróis do Novo Mundo".

  1. Navio Negreiro

  2. Círculo vicioso

  3. Canção do Exílio

  4. Violões que Choram

  5. Congresso Internacional do Medo

116. (FAFEOD-MG) Assinale a alternativa que apresenta eventos que marcaram e favoreceram o Romantismo.

  1. Valorização dos próprios sentimentos, desejo de igualdade, liberdade e reformas sociais expressos em linguagem coloquial.

  2. Desenvolvimento do sentimento nacionalista e o desejo de autonomia política que o momento histórico favorecia.

  3. Valorização do aspecto material da vida, afeito aos problemas sociais retratados detalhadamente.

  4. Desenvolvimento da ciência experimental e surgimento de algumas correntes filosóficas como o positivismo, determinismo e o evolucionismo.

  5. I e II

  6. I e IV

  7. II e III

  8. III e IV

117. (PUC-RS)

"Eu lhe vou contar a história das lágrimas de amor, tal qual a ouvi, à minha avó, que em pequena a aprendeu de um velho gentio que nesta ilha habitava. Era no tempo em que ainda os Portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz; esta pequena ilha abundava de belas aves, e em derredor pescava-se excelente peixe. Uma jovem Tamoia cujo rosto moreno parecia tostado pelo fogo em que ardia-lhe o coração; uma jovem Tamoia linda e sensível tinha por habitação esta rude gruta, onde ainda então não se via a fonte que hoje vemos."

A lenda "das lágrimas de amor", a referência a uma das ilhas da Baía da Guanabara pertencem ao romance ..... de Joaquim Manuel de Macedo.

  1. A Moreninha

  2. Moço Loiro

  3. A Namoradeira

  4. Memórias de um Sobrinho do Meu Tio

  5. Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro

118. (PUC-RS)

"O Inglês – marinheiro frio

Que ao nascer no mar se achou

(Porque a Inglaterra é um navio

Que Deus na Mancha ancorou)

Rijo entoa pátrias glórias

Lembrando o orgulhoso histórias

De Nélson e de Aboukir.

o Francês – predestinado –

Canta os louros do passado

E os loureiros do porvir."

Como demonstra a estrofe, o romantismo de Castro Alves caracteriza-se pelo:

  1. preciosismo.

  2. sentimentalismo.

  3. patriotismo.

  4. condoreirismo.

  5. nacionalismo.

119. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:

  1. Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.

  2. subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.

  3. Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.

  4. Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.

  5. Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.

120. (MACK-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que:

  1. relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.

  2. Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.

  3. personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.

  4. Moacir, que em tupi quer dizer "filho da dor", é levado por Martim para a Europa.

  5. romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.

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