MiniGramática

As preposições e formas verbais como "foi"

Na língua portuguesa algumas formas verbais são representadas da mesma maneira, embora indiquem tempos diferentes ou mesmo verbos distintos. Nesse sentido, os verbos ir e ser são freqüentemente alvo de problemas gramaticais devido ao fato de que ambos possuem a mesma forma nos tempos pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. Observe:

Pretérito Perfeito Pretérito Mais-que-Perfeito
VERBO "IR" VERBO "IR"
eu fui eu fora
tu foste tu foras
ele foi ele fora
nós fomos nós fôramos
vós fostes vós fôreis
eles foram eles foram
Pretérito Perfeito Pretérito Mais-que-Perfeito
VERBO "SER" VERBO "SER"
eu fui eu fora
tu foste tu foras
ele foi ele fora
nós fomos nós fôramos
vós fostes vós fôreis
eles foram eles foram

Um dos problemas gerado pela forma idêntica desses dois verbos, sobretudo no tempo pretérito perfeito, se refere à regência verbal. Isto é, que tipo de preposição é exigida por cada verbo e em cada acepção que este possua.

As preposições, isoladamente, não possuem qualquer significado, mas expressam algumas noções definidas (espaço, situação, movimento, etc.). Os verbos selecionam uma e outra preposição na relação de regência verbal que estabelecem com elas. Assim, o sentido do verbo é reforçado pela noção expressada pela preposição que o acompanha.

O verbo ir com sentido de movimento rege a preposição "a" ou "para" que reforçam a idéia de deslocamento. Já o verbo ser com sentido de acontecer, ocorrer exige a preposição "em", expressando o momento em que ocorreu a ação. Quando a construção do enunciado envolver qualquer desses dois verbos no pretérito perfeito ou mais-que-perfeito, deve-se, portanto, atentar para o emprego adequado das preposições regidas por eles, respeitando o sentido do verbo que está sendo utilizado.

Exemplos:

  1. Eu não fui em baile algum! [Inadequado]

    Eu não fui a baile algum! [Adequado]

    Eu não fui para baile algum! [Adequado]

    ...[verbo ir com sentido de movimento]

  2. O sorteio dos prêmios foi a 28 de setembro. [Inadequado]

    O sorteio dos prêmios foi em 28 de setembro. [Adequado]

    ...[verbo ser com sentido de acontecer]

É importante lembrar, ainda, que:

Anteriors Proximo Tela de apresentação