MiniGramática

O sujeito posposto em orações reduzidas

Embora a Língua Portuguesa se apresente predominantemente pela ordem direta (sujeito + verbo + predicado), é comum encontrarmos alguns termos em posições variadas na oração. É o que se entende por ordem inversa, na qual alguns termos são encontrados em combinação contrária ao esperado (ex.: verbo + sujeito = sujeito posposto).

Nas orações subordinadas reduzidas de infinitivo, particípio ou gerúndio geralmente se constrói a oração invertendo-se a ordem entre sujeito e verbo, de onde o verbo passa a ocupar a primeira posição enquanto o sujeito é apresentado posteriormente ao verbo. Trata-se de um recurso estilístico, pois se pretende valorizar a noção expressa pelo verbo.

As orações reduzidas são de três tipos: reduzidas de infinitivo – formadas por verbos no infinitivo pessoal ou impessoal -, reduzidas de particípio – formadas por verbos no particípio – e reduzidas de gerúndio – formadas por verbos no gerúndio.

Exemplos:

ORAÇÃO REDUZIDA DE INFINITIVO:

  1. É muito difícil acontecer isso.

ORAÇÃO REDUZIDA DE PARTICÍPIO:

  1. Semeadas as sementes, iniciaremos novo trabalho no sítio.

ORAÇÃO REDUZIDA DE GERÚNDIO:

  1. Faremos enfim aquela festa, sendo nós os escolhidos para a medalha.

Observe que em nenhum dos casos foi apontado o uso inadequado da ordem dos sujeito e verbo. Isso se dá porque é perfeitamente possível e aceitável a colocação desses termos na ordem direta da oração (ex.: É muito difícil isso acontecer.).

Anterior Proximo Tela de apresentação