Juntamente com o SIBGRAPI 2003, foi realizado no ICMC-USP, São Carlos, o 1º. TIL - 1º. Workshop em Tecnologia da Informação e Linguagem Humana. Esse workshop teve por objetivo fomentar a interação entre pesquisadores de várias áreas correlatas à Tecnologia da Informação, conjugando as propostas de manipulação computacional das línguas naturais, de modelagem da linguagem humana, quer lingüística, quer computacional e de busca de recursos para a comunicação eletrônica, de um modo geral. Com essa finalidade, o workshop pretendia abranger as seguintes áreas:

• Ciência da Computação: Mineração de Textos na Web ou não, Web Semântica, Recuperação da Informação, Interação Humano-Computador, Banco de Dados Inteligentes, Processamento de Língua Natural Escrita ou Falada, etc., as quais freqüentemente requerem recursos e ferramentas lingüísticas para o projeto e desenvolvimento de sistemas.

• Lingüística e/ou Letras: Terminologia, Lexicologia, Construção de Léxicos Semânticos, Lexicografia, Gramáticas, Análise do Discurso, Construção de Ontologias, Tradução, Lingüística de Corpus, Construção de Dicionários, Modelagem de Ontologias, etc., as quais têm a língua natural como objeto de estudo e a informática, muitas vezes, como instrumento de validação de suas teorias.

• Ciência da Informação: Filtragem de Dados, Recuperação da Informação, Catalogação, etc., as quais usam recursos ou modelos de busca de informações relevantes e compatíveis e, muitas vezes, coincidentes com aqueles utilizados, p.ex., no processamento das línguas naturais.

• Outras áreas afins, como a de Filosofia ou Ciências Humanas, de um modo geral.

Ao reunir pesquisadores dessas áreas, visou-se ampliar os estudos em sua interface, motivando-os para o conhecimento mútuo de suas pesquisas e respectivas comunidades. Pretendeu-se, assim, discutir em que medida é possível viabilizar soluções comuns e otimizar a busca de caminhos de pesquisa e desenvolvimento de sistemas que pertencem a essa interface.

Adicionalmente, pretendeu-se impulsionar as pesquisas envolvendo o português do Brasil, visando, sobretudo, o processamento automático da informação veiculada nessa língua.

[Voltar]