2º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana

TIL'2004


 

TIL 2004 Salvador, 5 e 6 de agosto

 

O TIL, o primeiro evento na área de tecnologia da informação e da linguagem humana no Brasil foi concebido com o propósito de estimular o desenvolvimento da área no Brasil. O desenvolvimento da área de informática no país, e todos os sofisticados recursos de divulgação de conhecimento e comunicação que esse desenvolvimento propicia, não pode desconsiderar a importância da modelagem e manipulação computacional da língua Portuguesa do Brasil e a importância de uma comunidade ativa em pesquisa e desenvolvimento, tanto para a formação de recursos humanos como desenvolvimento tecnológico. A realização do evento é uma iniciativa de incentivo à interação entre pesquisadores, professores e alunos para a discussão tanto de questões técnicas e científicas, como de questões políticas relacionadas a uma área relativamente nova com características diferenciadas pela interdisciplinaridade, uma iniciativa também importante para atrair novos interessados para atuar nessa área importante ao desenvolvimento tecnológico nas áreas de tecnologias de informação e comunicação. As áreas inicialmente envolvidas são: Ciência da Computação, Lingüística, Ciência da Informação e outras áreas afins

Síntese de submissões

Em sua segunda edição, no ano de 2004, o evento atraiu a submissão de 40 trabalhos, envolvendo 33 instituições nacionais distribuídas em 13 estados brasileiros. A taxa de aceitação foi de 45%. O número de submissões manteve-se constante em relação à primeira edição do evento (42), porém novas instituições apareceram no quadro de 2004 e oito dessas novas instituições tiveram seus trabalhos aceitos para apresentação.

 

Programação

Os trabalhos selecionados para publicação foram apresentados durante o evento em sessões de 15m. Todos os trabalhos publicados foram apresentados.

O evento contou também com uma reunião da comunidade e uma palestra convidada, proferida pelo Prof. Antônio Carlos da Rocha Costa da Universidade Católica de Pelotas, com o títuloUm convite ao processamento da língua de sinais”.

 

Temas

Identificamos alguns temas com características diferenciadas, apesar de ser uma tarefa difícil, pois há muitas vezes sobreposição. Os quatro temas identificados foram:

 

Processamento de Línguas Naturais (PLN)

Recuperação de Informação, Extração de Informação e Mineração de textos (RI-EI-MT)

Representação do Conhecimento, Bases lexicais e Ontologias (KR-Lex-Ont)

Ensino mediado por computador (EnsComp)

 

A distribuição observada de submissões nos temas foi:

 

(PLN)              13

(RI-EI-TM)     13

(KR-Lex-Ont) 12

(EnsComp)        2

 

Em relação à distribuição dos trabalhos aceitos por temas, temos:

 

(PLN)                8

(RI-EI-TM)       5

(KR-Lex-Ont)   4

(EnsComp)        1

 

Instituições

Abaixo estão listadas as instituições envolvidas na submissão de trabalhos (como mais de uma instituição por artigo o número de instituições participantes é maior do que o número de artigos submetidos).

 

CELiC

UFBA

FAIR Rondonópolis

UFES (2)

FADOM Oeste de Minas

UFMG (2)

Feevale, N. Hamburgo

UFPA (2)

FRB-BA

UFPE

FURB (2)

UFPR

IME

UFRGS (3)

Instituto Evandro Chagas/ MS

UFRJ (2)

ITA

UFSC (4)

NILC (3)

ULBRA

PUCPR (2)

Un. Nova de Lisboa (2)

PUC-RIO (2)

UNESP/Ar

PUCRS

UNISINOS

UCPEL (2)

Univ. Mackenzie

UDESC

Univer.Com. Reg de Chapecó

UEL

USP

UFAL (2)

USP/Scar (3)

 

A distribuição de apresentações por Instituição é listada a seguir:

 

CELiC

UFPA

FURB

UFPR

NILC (2)

UFSC (2)

PUCPR (2)

ULBRA

PUC-RIO (2) 

Un. Nova de Lisboa

UCPEL

UNESP/Ar

UFAL

UNISINOS

UFES

USP/Scar (3)

UFMG (2)

 

 

 

 

Os estados representados são:

 

AL (2)

PR (4)

BA (2)

RJ (5)

ES (2)

RO

MG (3)

RS (9)

MS

SC (8)

PA (2)

SP (11)

PE

 

 

 

 

E também Portugal (2)

A participação dos Estado nas apresentações é a seguinte:

 

AL

RJ (2)

ES

RS (3)

MG (2)

SC (3)

PA

SP (7)

PR (3)

 

 

E também Portugal

Isso representa um total de 17 instituições de 9 estados com trabalhos aceitos.

Reunião da comunidade      

Durante o evento foi realizada uma reunião da comunidade onde os seguintes temas foram discutidos:

 

A representatividade da Lingüística Computacional, interação com as comissões especiais da SBC (IA/IHC).

Os padrões de qualidade QUALIS/CAPES das diferentes áreas e a importância do evento procurar atender os padrões de qualidades na sua evolução ao longo dos anos.

A importância de organizar a comunidade no sentido de divulgar e compartilhar os recursos lingüísticos, e a importância dos padrões de codificação no desenvolvimento de tais recursos.

Eventos correlatos, a representatividade da comunidade brasileira no cenário mundial, e ações possíveis para o crescimento e inserção do Brasil na comunidade internacional:

Escolas (de verão/inverno) de PLN

Apoio da ACL

Palestrantes nacionais e internacionais

 

Organização do TIL 2005 e dos próximos:

Foi considerado interessante que a organização do TIL ocorresse conjuntamente com eventos correlatos nas diferentes áreas:

SBIA/ENIA

IHC

ABRALIN

ENANCIB

Simpósio internacional de bibliotecas digitais (UNICAMP)

 

Uma candidatura para a realização do TIL 2005 junto ao congresso da SBC na UNISINOS foi apresentada. Havendo propostas para a realização do TIL em 2005 por algum outro grupo elas seriam consideradas, até o final de setembro que é quando se encerra o prazo para solicitação da realização do evento junto à SBC. Outro ponto discutido for a realização de uma escola de PLN juntamente com o TIL?

 

Agradecimentos

Por fim gostaríamos de agradecer à UFBA e o DCC pelo apoio na organização do evento. À SBC por sediar o evento. Aos membros do comitê de programa, aos pesquisadores que enviaram suas submissões e aos que vieram ao evento para as apresentações e todos os participantes que encheram o auditório de 250 lugares.