Santa Rita Durão

(1722-1784)

DADOS BIOGRÀFICOS

Frei José de Santa Rita Durão nasceu em Minas Gerais, em 1722. Iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas, transferindo-se, aos nove anos de idade, para Portugal. Poucos anos depois ingressou na Ordem de Santo Agostinho, e doutorou-se em Teologia e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Por desavenças no meio religioso, fugiu para a Itália. Retornou a Portugal, após a queda Pombalina, onde assumiu a cátedra de Teologia na Universidade de Coimbra e iniciou a elaboração de Caramuru. Morreu em Lisboa, em 1784.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

A manifestação poética de Santa Rita Durão, em Caramuru [ver Antologia] expressa um nativismo, estampado na exaltação da paisagem brasileira, dos seus recursos naturais, dos índios: seus costumes e suas tradições. Apesar do retrocesso ao tipo de crônica informativa do Seiscentismo, sua intenção maior é analítica e, como pertencente ao Arcadismo, paga o tributo ao século XVIII, valorizando a vida natural e simples distante da corrupção. Faz referências a fatos históricos, do século XVI até sua época

Em versos decassílabos com dez cantos e cinco partes, retoma fielmente o modelo camoniano.Todavia, utiliza-se de um conservadorismo cristão no lugar da mitologia pagã, característica épica. Aceita outros recursos expressivos e técnicos, quando emprega sonhos, previsões, vaticínios, discurso indireto e direto, união de material descritivo com narrativo, projeções futuras a partir do evento central no século XVI.

OBRA PRINCIPAL

Poema épico

Caramuru - Poema Épico do Descobrimento da Bahia (1781).

Ver também:

Resumos

Antologia

Previous Next