Silva Alvarenga

(1749-1814)

DADOS BIOGRÁFICOS

Manuel Inácio da Silva Alvarenga nasceu em Ouro Preto, em 1749. Apesar de bastardo, mestiço e pobre, com a ajuda de amigos, estudou Humanidades no Rio de Janeiro e bacharelou-se em Direito, em Coimbra, onde conviveu com Basílio da Gama. Nesse período, defendeu ardorosamente a nova política educacional do Marquês de Pombal, de quem se tornou protegido. De volta ao Rio, se dedicou à advocacia e ao ensino. Fundou uma associação literária (1786), que logo descambou em clube de idéias democráticas. Após denúncia, junto com outros sócios, foi preso e seus bens foram confiscados. Permaneceu preso por quase três anos, quando, por clemência de D. Maria I, foi libertado, em 1797. Voltou a ensinar e, com a fundação d'O Patriota, se tornou um dos nossos primeiros jornalistas. Morreu no Rio de Janeiro em 1814.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

As poesias e sátiras do árcade, Alcindo Palmireno (Silva Alvarenga), revelam humor, coerência formal e pensamento crítico. Demonstram, também, sua relação com os poderes da Colônia e da Corte, que oscila entre o espírito servil e o independente, atitude que tem a ver com o crescente sentimento nativista. Em suas obras, critica o gosto reinante das louvações, regulares e obrigatórias, feitas aos mandatários e também o artificialismo formal e temático, resultante desse tipo de poesia encomiástica.

Os temas de seus rondós e madrigais de intensa musicalidade são fiéis ao Arcadismo: a pastora Glaura vivendo a existência simples e pacata do campo, envolta em uma auréola de galante sensualidade [ver Antologia]. Todavia, há momentos em que o poeta, liberando-se do rigor clássico, expõe sua personalidade brasileira, incorporando à paisagem bucólica elementos típicos da nossa natureza. Em meio a faunos e ninfas, há lugar para a atmosfera tropical: um cajueiro ou mangueira sob a qual Glaura descansa. Por isso, é considerado precursor do Romantismo no Brasil.

PRINCIPAIS OBRAS

Desertor das Letras (1774 ); Glaura (1799).

Ver também:

Antologia

Previous Next