Visconde de Taunay

(1843-1899)

DADOS BIOGRÁFICOS

Alfredo D'Escragnolle Taunay, nascido e falecido no Rio de Janeiro em 1843 e 1899, respectivamente, era filho do Barão Félix EmílioTaunay e neto de N. Antoine Taunay, pintor francês que veio ao Brasil no período em que a família portuguesa aqui esteve. Formou-se em Ciências Sociais e Matemáticas na Escola Militar. Participando da Guerra do Paraguai, onde presenciou vários episódios importantes que foram relatados no livro A Retirada de Laguna (1871), além de ter tido contato com algumas regiões do interior do Brasil, principalmente o Mato Grosso, o que lhe serviu de experiência e inspiração para desenvolver seu mais conhecido romance: Inocência (1872) [ver Antologia], que obteve enorme sucesso popular. Além da carreira militar e literária, destacou-se também na política: foi senador e deputado pelo partido conservador em Santa Catarina. Com o advento da República, acabou se afastando do meio político.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS

Com um estilo simples e agradável, e com características que às vezes fogem do estilo romântico, Visconde de Taunay se impõe sempre como um observador ao descrever as paisagens e personagens e ao desenvolver seus enredos. Seu romance mais conhecido, Inocência, é considerado a maior obra regionalista brasileira. Nele, Taunay consegue aliar a inocência, a pureza e a beleza da mulher romântica, encarnada na personagem "Inocência", a uma descrição minuciosa da realidade, da vida cotidiana do sertanejo, muitas vezes mostrado-o como rude e ignorante. Embora seja um escritor do Romantismo, sua preocupação com a descrição detalhada do cenário e das personagens já se mostra muito próxima aos idéias do Realismo, o que caracteriza a obra do romancista carioca como uma fase de transição dentro de nossa literatura. Porém, mais do que contar as desventuras amorosas da heroína, o objetivo do livro é mostrar o confronto de dois mundos diferentes: o mundo dos costumes, tradições, crenças e preconceitos do homem do sertão contra o mundo liberal e mais intelectualizado do homem da cidade. Como no romance realista, algumas das personagens criadas por Taunay são consideradas protótipos de grupos sociais, sempre agindo e, ao mesmo tempo, sendo corrompidos pelo meio em que vivem.

PRINCIPAIS OBRAS

Romances

A mocidade de Trajano (1872); Inocência (1872); Lágrimas do Coração(1873); Ouro sobre Azul (1878)); No Declínio. Romance Contemporâneo (1889); O Encilhamento. Cenas Contemporâneas da Bolsa em 1890, 1891 e 1892(1894).

Narrativas

História Brasileiras (1874); Narrativas Militares (1878); Ao entardecer (1889).

Outras publicações

Cenas de Viagem(1868); Diário do Exército(1870); A Retirada de Laguna(1871); Céus e terras do Brasil. Cenas e Tipos; Quadros da Natureza; Fantasias(1882). Estudos Críticos (1881-1883); Reminiscências (1907); Memórias (1948).

Teatro

Por um triz Coronel; Amélia Smith(1886); Da mão à Boca se Perde a Sopa(1874); A Conquista do Filho.

Ver também:

Resumos

Antologia

Previous Next