MiniGramática

A concordância e a palavra "grama"

Em língua portuguesa, alguns substantivos se flexionam em gênero e número. O gênero pode ser masculino ou feminino e, geralmente, o gênero se torna visível devido à terminação das palavras ou aos determinantes (artigo, pronome, numeral e adjetivo) que se vinculam a essas palavras. Isto é, substantivos terminados em "-o" ou que puderem ser acompanhadas por determinantes masculinos são consideradas substantivos masculinos. Aqueles substantivos que terminarem em "-a" ou puderem ser acompanhados por determinantes femininos, são considerados substantivos femininos.

Exemplos:

  1. aluno (substantivo terminado em "-o" = substantivo masculino)
  2. escola (substantivo terminado em "-a" = substantivo feminino)
  3. boi (substantivo acompanhado por determinante masculino = substantivo masculino)
  4. a rede (substantivo acompanhado por determinante feminino = substantivo feminino)

No entanto, essa forma de reconhecer o gênero dos substantivos nem sempre é produtiva. Alguns fatores implicam vincular um ou outro gênero aos substantivos. É o caso, por exemplo, dos substantivos comuns-de-dois gêneros, em que a uma única forma do substantivo vinculam-se os dois gêneros (exs.: o/a artista, o/a estudante).

Dentre os casos particulares do gênero dos substantivos, destaca-se aquele em que o gênero do substantivo varia segundo sua significação. A palavra grama é um substantivo que se encaixa nesse caso.

Quando grama tiver sentido de gramínea cultivada em áreas como jardim, tratar-se-á de um substantivo feminino. Quando grama tiver sentido de unidade de medida de peso, tratar-se-á de um substantivo masculino.

É importante guardarmos essa distinção de gênero ligada ao substantivo grama, pois dela decorre a concordância nominal. Ou seja, os determinantes que se destinam ao substantivo grama devem estar no feminino, se a palavra grama designar planta; em se tratando de unidade de medida, os determinantes de grama devem estar no masculino.

Exemplos:

  1. Admirávamos atônitos o grama que implantaram naquele jardim.[Inadequado]

    Admirávamos atônitos a grama que implantaram naquele jardim. [Adequado]

  2. Por favor, dê-me trezentas gramas de azeitona! [Inadequado]

    Por favor, dê-me trezentos gramas de azeitona! [Adequado]

Como o substantivo grama com sentido de medida de peso é masculino, todos os substantivos compostos que também expressem medida formados a partir dele também serão masculinos: miligrama, quilograma. A concordância entre os determinantes e os compostos segue as mesmas orientações do substantivo grama.

Exemplo:

  1. Quantas miligramas de bicarbonato existem nesse produto? [Inadequado]

    Quantos miligramas de bicarbonato existem nesse produto? [Adequado]

Anterior Proximo Tela de apresentação