MiniGramática

O adjunto adnominal e expressões como "bancas de jornal"

Os adjuntos adnominais são termos que acompanham um nome, conferindo-lhe nova informação. Por atribuir essas informações adicionais sobre o nome, os adjuntos adnominais se caracterizam como modificadores em oposição aos determinantes, que restringem os nomes aos quais se referem.

Algumas expressões da língua portuguesa são formadas por um substantivo comum e um adjunto adnominal. É fácil identificá-las, pois entre ambos existe a preposição "de" unindo os dois elementos. Porém, nesse tipo de construção, a flexão de número é bastante particular.

Quando uma expressão desse tipo apresentar um adjunto adnominal genérico, a forma do plural deve ser marcada apenas no primeiro elemento, ou seja, no substantivo. O emprego do plural no adjunto adnominal resultaria entender a expressão como um conjunto de elementos específicos, ou mesmo um conjunto contado dos elementos da expressão. Por exemplo: em "banca de jornal", a palavra jornal expressa uma idéia genérica (não é este ou aquele jornal, mas uma banca que vende isso que nós chamamos "jornal"); o plural dessa expressão deve ser "bancas de jornal", mantendo, assim, o seu sentido de generalidade. A expressão "bancas de jornais" indicaria 1) um conjunto de bancas contendo determinados tipos jornais, ou 2) um conjunto de bancas contendo muitos jornais.

Vejamos outros exemplos:

  1. As toalhas de mesas devem ser trocadas todos os dias. [Inadequado]

    As toalhas de mesa devem ser trocadas todos os dias. [Adequado]

É importante considerar as expressões cujo último elemento é um adjunto adnominal no plural. Mesmo nesse caso, o plural é marcado no primeiro elemento da expressão, mas mantém-se o plural do segundo elemento, pois trata-se de duas idéias distintas: no plural do primeiro elemento, é computado o número de seres, já no plural do segundo elemento é expressada a idéia de generalidade.

Exemplo:

  1. Tragam-me essas caixa de ferramentas, por favor! [Inadequado]

    Tragam-me essas caixas de ferramentas, por favor! [Adequado]

A seguir, alguns exemplos de expressões formadas por substantivo + adjunto adnominal sendo empregadas no plural:

CONSTRUÇÃO INADEQUADA CONSTRUÇÃO ADEQUADA
indústria de automóveis indústrias de automóvel
página de jornais páginas de jornal
casa de aluguéis casas de aluguel
escova de dentes escovas de dente
relógio de pulsos relógios de pulso
cama de casais camas de casal
casa de máquinas casas de máquinas
banco de reservas bancos de reservas

Anterior Proximo Tela de apresentação