Sao Carlos STIL 2009
September 8-11, 2009
São Carlos/SP, Brazil

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo

TIL


The 7th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology
 

Encontro Brasileiro de RST

RST Brazilian Meeting

 

10 de Setembro de 2009

 

Prefácio | Organização | Resumos Estendidos | Artigos

 

Prefácio

 

O Encontro Brasileiro de RST (Rhetorical Structure Theory) tem o mesmo caráter do Simpósio "A RST e os Estudos do Texto", realizado no 16o Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada (InPLA 2007), de fomentar a atualização, intercâmbio e discussões gerais sobre os problemas e abordagens que envolvem a RST. Foram submetidos seis resumos estendidos, sendo cinco de pesquisadores brasileiros de quatro diferentes universidades e um da Espanha. A aceitação dos trabalhos foi irrestrita, visando ao objetivo principal de intercâmbio de pesquisadores com interesses afins. Dois resumos tiveram seus artigos completos correspondentes submetidos.

O simpósio reúne trabalhos vinculados à Linguística Computacional ou à Linguística Textual, que têm a RST como base de análise ou representação de textos. Na Linguística Computacional, o objetivo é o processamento automático de textos, contemplando diversos tópicos, como a representação conceitual de textos ou sua sumarização automática a partir de anotações das relações RST. A Linguística Textual estuda a prototipicidade textual, considerando tipos de textos específicos como corpora. Ambas as áreas consideram noções de discurso e contexto como fatores intervenientes na determinação da ligação particular entre dois segmentos textuais, os quais se organizam em núcleo e satélite, conforme os postulados da RST.

Os temas abordados nesta edição do encontro podem ser classificados em três vertentes principais: estudos práticos visando aplicações específicas, estudos teóricos sobre algum aspecto da RST e sobre a organização textual, mais diretamente. A submissão está distribuída da seguinte forma: 2 estudos práticos, um voltado à tradução automática e outro, à avaliação automática de estruturas RST; 1 estudo teórico sobre relações RST específicas e 3 estudos teóricos sobre a estruturação RST de textos. Um destes trabalhos, na verdade, consiste de uma reflexão sobre a própria tarefa de análise da organização retórica de textos, tarefa árdua e cara, devido à dependência de conhecimento altamente especializado sobre a teoria e a complexidade da interpretação textual.

As instituições brasileiras que participam deste encontro são as seguintes: UEM – 1 trabalho, UNISINOS – 2 trabalhos, USP-São Carlos – 1 trabalho, e UFSCar – 1 trabalho.

O evento tem por objetivos principais, além da interação entre grupos de pesquisa, divulgar recursos, ferramentas e aplicações relacionados ao tema, mapear a área no Brasil e, se possível, traçar diretrizes futuras para a área, identificando necessidades e oportunidades.

 

Organização

 

Thiago Alexandre Salgueiro Pardo (ICMC-USP)

Lucia Helena Machado Rino (DC-UFSCar)

 

Resumos Estendidos

 

Reflexões para a análise RST de textos

Juliana Thiesen Fuchs, Maria Eduarda Giering (UNISINOS)

 

A RST e os fatores ascendentes e descendentes de organização dos textos: o caso dos artigos de divulgação científica midiáticos

Maria Eduarda Giering (UNISINOS)


Diferenças de conteúdo de satélites das relações Parenthetical e Purpose

Élen Cátia Tomazela, Lucia Helena Machado Rino (UFSCar)


Funções das relações retóricas no estabelecimento da coerência e na interação: um exercício de análise em textos orais

Juliano Desiderato Antonio (UEM)

 

Artigos


La influencia del anotador y las técnicas de traducción en el desarrollo de árboles retóricos. Un estudio en español y euskera

Iria da Cunha Fanego (Universitat Pompeu Fabra), Mikel Iruskieta Quintian (Universidad del País Vasco)


Automatização de um Método de Avaliação de Estruturas Retóricas

Erick Galani Maziero, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo (USP)

 

Prefácio | Organização | Resumos Estendidos | Artigos