Palavras Compostas Anterior Próximo Índice

Radicais gentílicos compostos

Existe um conjunto de radicais gentílicos (geralmente pátrios, ou seja, indicativos de nacionalidade) muito utilizados na construção de adjetivos gentílicos compostos, usualmente indicativos de inter- ou multinacionalidade, como "afro-americano" e "indo-europeu", que são freqüentemente preferidos aos também corretos "africano-americano" e "indiano-europeu". Apesar de idênticos em significado, elementos de duplas como "italiano-americano" e "ítalo-americano" são definitivamente distintos em estrutura: o primeiro é um composto não-sintagmático por coordenação de dois adjetivos, enquanto o segundo seria formado pela sufixação de um radical composto ([ítalo-américo]rad + anosuf), bem à maneira de "socioeconômico" e os compostos eruditos, caracterizando um tipo especial de composto aninhado . A analogia entre "ítalo-americano" e "socioeconômico" é perfeita, salvo a peculiaridade de o radical composto "ítalo-américo-" ser gentílico.

No final desta página, inclui-se uma tabela que faz a correspondência entre alguns países ou regiões e seus respectivos radicais gentílicos de composição, assim chamados por geralmente servirem na construção de radicais (gentílicos) compostos. Na prática, seu uso é bastante simples: dado que se queira fundir dois ou mais adjetivos gentílicos quaisquer (por exemplo, "brasileiro" + "português"),

  1. se necessário, estes são reordenados de forma que os primeiros tenham radicais de composição correspondentes ("brasileiro" não tem. Portanto: "português/luso" + "brasileiro");
  2. realiza-se a substituição, mas nunca no último adjetivo ("luso" + "brasileiro"); e 
  3. concatena-se o resultado, geralmente com o uso de hífen ("luso-brasileiro").

Note que há casos em que todos os adjetivos teriam substituto (por exemplo, "africano/afro" + "asiático/ásio"), mas o último da seqüência sempre fica inalterado ("afro-asiático" ou "ásio-africano").

Quanto à flexão, vale lembrar que o radical de composição, por si já invariável, faz parte de um radical composto, também invariável por definição. Logo, os adjetivos considerados só terão seu último elemento flexionado, como em "afro-americanas", "luso-brasileiras" e "socioeconômicas". 

Tabela de correspondência entre regiões e seus
respectivos radicais gentílicos de composição:

País/Região Radical de composição

África

afro-

Alemanha

germano-, teuto-

América

américo-, amero- (ex.: "ameríndio")

Ásia

ásio-

Áustria

austro-

Bélgica

belgo-

China

sino-

Espanha

hispano-

Europa

euro-

França

franco-, galo-

Grécia

greco-, heleno-

Índia

indo-

Inglaterra

anglo-

Itália

ítalo-

Japão

nipo-

Portugal

luso-

Anterior Próximo Índice